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mago

simonia | n. f.

Comércio de objectos sagrados....


píton | n. m.

Mago, nigromante....


epifania | n. f.

Manifestação de Jesus aos gentios, nomeadamente aos Reis Magos....


krav maga | n. m.

Sistema de combate e de autodefesa, desenvolvido em Israel, baseado em diferentes técnicas de luta e que combina manobras ofensivas e defensivas....


maga | n. f.

Mágica, feiticeira....


magia | n. f.

Religião dos magos....


mágico | adj. | n. m.

Relativo a magia....


magismo | n. m.

Religião dos magos....


reisada | n. f.

Representação ou festa popular em honra dos Reis Magos ou Santos Reis....


reisado | n. m.

Representação popular em honra dos Reis Magos ou Santos Reis....


fanzine | n. m.

Publicação periódica alternativa, destinada aos fãs de determinada manifestação cultural (ex.: fanzine de banda desenhada)....


simoníaco | adj. | adj. n. m.

Relativo à simonia....


pireu | n. m. | adj. n. m.

Altar de fogo (na religião dos magos)....


mago | n. m. | adj. n. m. | adj.

Sacerdote da religião de Zoroastro ou Zaratustra....


arquimago | n. m.

Chefe dos magos ou dos sacerdotes da religião de Zoroastro ou Zaratustra, geralmente entre os antigos persas....


salvaterriano | adj. | n. m.

Relativo ou pertencente à vila e ao concelho português de Salvaterra de Magos, no distrito de Santarém....


salvaterrense | adj. 2 g. | n. 2 g.

Relativo ou pertencente à vila e ao concelho português de Salvaterra de Magos, no distrito de Santarém....


pitão | n. m.

Mago, nigromante....


dia | n. m.

Dia 6 de Janeiro, no qual os cristãos celebram a adoração de Jesus pelos Reis Magos....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se escrever ou dizer o termo deve de ser é correcto? Eu penso que não é correcto, uma vez que neste caso deverá dizer-se ou escrever deverá ser... Vejo muitas pessoas a usarem este tipo de linguagem no seu dia-a-dia e penso que isto seja uma espécie de calão, mas já com grande influência no vocabulário dos portugueses em geral.
Na questão que nos coloca, o verbo dever comporta-se como um verbo modal, pois serve para exprimir necessidade ou obrigação, e como verbo semiauxiliar, pois corresponde apenas a alguns dos critérios de auxiliaridade geralmente atribuídos a verbos auxiliares puros como o ser ou o estar (sobre estes critérios, poderá consultar a Gramática da Língua Portuguesa, de Maria Helena Mira Mateus, Ana Maria Brito, Inês Duarte e Isabel Hub Faria, pp. 303-305). Neste contexto, o verbo dever pode ser utilizado com ou sem preposição antes do verbo principal (ex.: ele deve ser rico = ele deve de ser rico). Há ainda autores (como Francisco Fernandes, no Dicionário de Verbos e Regimes, p. 240, ou Evanildo Bechara, na sua Moderna Gramática Portuguesa, p. 232) que consideram existir uma ligeira diferença semântica entre as construções com e sem a preposição, exprimindo as primeiras uma maior precisão (ex.: deve haver muita gente na praia) e as segundas apenas uma probabilidade (ex.: deve de haver muita gente na praia). O uso actual não leva em conta esta distinção, dando preferência à estrutura que prescinde da preposição (dever + infinitivo).



Numa frase em que se queira dizer para não continuar ou não voltar a ser escravo/servo de algo ou alguém, está correto "não sirvamos mais o.." ou "não sirvamos mais ao..."? Que opção está correta e porquê?
De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou com o Novo Dicionário Aurélio, o verbo servir, nas acepções “trabalhar como servo”, “fazer de criado” ou “prestar serviços ou trabalhar como empregado”, pode ser transitivo indirecto, isto é, selecciona argumentos iniciados por preposição (ex.: deixou de servir àquela família), transitivo directo, isto é, selecciona objectos directos não iniciados por preposição (ex.: serviu a família durante 20 anos) e intransitivo, isto é, admite construções sem complemento nominal (ex.: ele estava ali para servir). Assim sendo, ambas as construções que refere podem ser consideradas correctas.

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