PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

diácono

diaconia | n. f.

O mesmo que diaconato....


estolão | n. m.

Estola grande que o diácono põe para os ofícios da Quaresma....


levita | n. m.

Indivíduo da tribo de Levi, a cujo cargo estava o serviço do templo de Jerusalém....


Cardeal-diácono que é cardeal há mais tempo, entre os cardeais do Santo Colégio....


axuaju | n. m.

Diácono do rito de muçulmanos, de origem africana....


arcediago | n. m.

O primeiro entre os diáconos....


paz | n. f.

Cerimónia em que, na missa, o celebrante beija a pátena e abraça o diácono....


subdiácono | n. m.

Clérigo que recebeu a ordem sacra imediatamente inferior à de diácono....


nicolaísmo | n. m.

Doutrina herética que defendia a poligamia e o casamento dos padres....


diaconisa | n. f.

Mulher de diácono, na Igreja primitiva....


diácono | n. m.

Indivíduo encarregado da distribuição dos fundos comuns aos fiéis cristãos, na Igreja cristã primitiva....


túnica | n. f.

Dalmática dos diáconos e subdiáconos....


dalmática | n. f.

Veste eclesiástica exterior, ampla e de mangas largas, que é paramento de diáconos e subdiáconos, inicialmente vestimenta de papas e bispos (ex.: dalmática episcopal)....


Membro da terceira das ordens honoríficas dos cardeais do Sacro Colégio....




Dúvidas linguísticas



Estou corrigindo um contrato de engenharia, e me deparei com a palavra refratamento. Eles fazem muito uso desta palavra. Ela existe? Nos dicionários que procurei não encontrei. Será que pode me ajudar?
A palavra refractamento (refratamento no português do Brasil) deriva por sufixação do verbo refractar (refratar no português do Brasil) e, apesar de não se encontrar registada nos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, o seu uso é possível visto que está correctamente formada. A palavra refracção (refração no português do Brasil) é mais comummente usada para indicar o “acto ou efeito de refractar” e encontra-se registada nos dicionários de língua portuguesa, pelo que o seu uso é mais aconselhado.



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).


Ver todas