PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

antártico

pólo | n. m.

Cada uma das extremidades do eixo imaginário em torno do qual a esfera celeste parece dar uma volta completa em 24 horas....


árctico | adj. | adj. n. m.

Relativo ao pólo norte ou às regiões próximas do pólo norte....


antárctico | adj. | adj. n. m.

Relativo ao pólo sul ou às regiões próximas do pólo sul; relativo à Antárctida....


Ave caradriiforme (Stercorarius maccormicki) da família dos estercorariídeos....


subpolar | adj. 2 g.

Que é relativo ou próprio da região geográfica imediatamente a sul do círculo polar árctico ou imediatamente a norte do círculo polar antárctico; que é subárctico ou subantárctico (ex.: águas subpolares; clima subpolar; regiões oceânicas subpolares)....


Que é relativo ou próprio da região geográfica imediatamente a norte do círculo polar antárctico (ex.: clima subantárctico, região subantárctica)....


Ave caradriiforme (Stercorarius antarcticus) da família dos estercorariídeos....


Ave caradriiforme (Stercorarius antarcticus) da família dos estercorariídeos....


Mamífero (Arctocephalus gazella) da família dos otariídeos, encontrado na zona antárctica....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é o adjectivo de pedra.
Poderá utilizar como adjectivo relativo a pedra ou com características de pedra a palavra pétreo ou, menos usadas, as palavras petroso ou sáxeo.



Seríssimo ou seriíssimo?
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.

O superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo, forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).

No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io, a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo, o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo, maciíssimo, vadiíssimo).

Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo. No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo, com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por exemplo.


Ver todas