PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

aminoácidos

glutâmico | adj.

Diz-se de aminoácido que ocorre nas proteínas, com funções de neurotransmissor....


triptofano | n. m.

Aminoácido (C11H12N2O2) cristalino que é um dos componentes das proteínas dos seres vivos, essencial à nutrição humana....


polipéptido | n. m.

Molécula ou composto formado pela união de vários aminoácidos....


Molécula ou composto formado pela união de vários aminoácidos....


fenilalanina | n. f.

Aminoácido encontrado na composição das proteínas animais ou vegetais e essencial ao crescimento e ao metabolismo....


creatina | n. f.

Composto nitrogenado de aminoácidos presente nas fibras musculares e nas células nervosas....


histidina | n. f.

Aminoácido de base azotada cíclica, codificado geneticamente no ADN, presente nas proteínas e do qual se produz histamina....


lisina | n. f.

Substância, geralmente um anticorpo específico, que provoca lise....


glutamina | n. f.

Aminoácido que ocorre nas proteínas, derivado do ácido glutâmico e que desempenha uma função importante no metabolismo das proteínas....


Presença de alcaptona na urina que resulta de uma perturbação hereditária do metabolismo dos aminoácidos....


exão | n. m.

Segmento de uma molécula de ADN de um gene eucariota que codifica parte da sequência de aminoácidos de uma proteína e que, ao contrário dos intrões, se conserva após excisão....


intrão | n. m.

Segmento de uma molécula de ADN de um gene eucariota que separa os exões, não codifica nenhuma sequência de aminoácidos de uma proteína e que, ao contrário dos exões, não se conserva após excisão....


polipeptídeo | n. m. | adj.

Molécula ou composto formado pela união de vários aminoácidos....


amino- | elem. de comp.

Exprime a noção de amina (ex.: aminoácido; diaminofenol)....


aminoácido | n. m.

Substância orgânica que tem uma função ácida e uma função amina. (Os aminoácidos são os constituintes fundamentais das proteínas.)...


cistina | n. f.

Aminoácido sulfurado natural que os rins segregam....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se "frigidíssimo" é superlativo absoluto sintético de "frio".
Os adjectivos frio e frígido têm em comum o superlativo absoluto sintético frigidíssimo, pois provêm ambos do étimo latino frigidus.



Gostaria de saber das regras para o uso adequado da palavra se.
Para empregar correctamente a palavra se, é necessário analisar e perceber a diferença entre duas classificações, a de conjunção subordinativa (em 1) e a de pronome pessoal átono (em 2).

1 Como conjunção, a palavra se surge para ligar frases subordinadas e pode ter vários valores, que se podem resumir basicamente em:
1.1 Conjunção subordinativa condicional, para indicar uma condição ou uma hipótese (ex.: Só podem brincar na rua se não chover; Se chegares atrasado, a responsabilidade é tua).
1.2 Conjunção subordinativa integrante, para iniciar frases interrogativas indirectas (ex. Perguntou se aquilo era verdade).

2 Como pronome pessoal, a palavra se pode corresponder a quatro tipos de estruturas diferentes, estando sempre acompanhada de um verbo (antes ou depois).
2.1 Pronome pessoal átono reflexo, para indicar o complemento directo quando a acção do sujeito recai sobre ele próprio (ex.: Vestiu-se rapidamente.).
2.2 Pronome pessoal átono recíproco, para indicar o complemento directo sobre o qual recai uma acção mutuamente realizada e sofrida por um sujeito plural ou complexo (ex.: Cumprimentaram-se respeitosamente.).
2.3 Pronome pessoal átono que desempenha a função de sujeito indefinido ou indeterminado, com um valor próximo de a gente ou alguém (ex.: -se esse livro com muita facilidade).
2.4 Pronome pessoal átono apassivante, com um valor próximo de uma frase passiva (ex.: Arrenda-se loja no centro).

Sobre esta questão, e porque a palavra se é frequentemente confundida, na ortografia, com a terminação do pretérito imperfeito do conjuntivo, por favor consulte também outra dúvida relacionada em pretérito imperfeito do conjuntivo e presente do indicativo seguido de -se.


Ver todas