PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

afetação

campanudo | adj.

Que revela afectação ou pompa (ex.: discurso campanudo)....


empolado | adj.

Que é forçado ou pouco natural; que demonstra afectação....


farfalhudo | adj.

Que é forçado ou pouco natural; que demonstra afectação (ex.: estilo farfalhudo; frase farfalhuda)....


Que mostra modos de dizer ou de fazer forçados ou pouco naturais; que mostra afectação....


declamação | n. f.

Afectação no discursar; palavreado; invectiva....


denguice | n. f.

Requebro afectado na persuasão de agradar....


damice | n. f.

Melindre, afectação (própria de dama)....


fidalguice | n. f.

Afectação de maneiras de fidalgo....


marinismo | n. m.

Afectação do estilo, semelhante à que caracteriza as obras do poeta italiano Marini e que corresponde ao gongorismo em Espanha....


pieguice | n. f.

Afectação ridícula....


bioquice | n. f.

Afectação de pudor ou modéstia exagerada....


chiquê | n. m.

Elegância, luxo ou requinte pretensiosos; atitude ou comportamento de quem mostra ares de superioridade (ex.: as meninas chegaram à festa cheias de chiquê)....


afectação | n. f.

Modo de dizer ou de fazer, que não só não é natural, mas até forçado....


derretimento | n. m.

Afectação nas maneiras e nas palavras....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se, se eu escrever como escrevia anteriormente (com a ortografia anterior ao Acordo Ortográfico), está ortograficamente errado ou também é aceite? Exemplo: "correcto" ou "correto"? Qual deles está oficialmente? Ou estarão os dois?
Quando o novo Acordo Ortográfico estiver em vigor em Portugal, apenas a forma "correto" será considerada ortograficamente certa, correspondendo a forma "correcto" a uma grafia anterior à vigência do acordo, uma vez que este preconiza que não sejam escritas as consoantes que não são proferidas na chamada norma culta (base IV, 1.º, alínea b).
O utilizador da língua pode optar por utilizar a nova ortografia ou não, uma vez que não pratica qualquer ilícito contravencional, isto é, manter a ortografia anterior ao novo Acordo Ortográfico não tem qualquer consequência legal, mesmo após o período de transição de 6 anos previsto legalmente (em Portugal). No entanto, quando houver uma generalização da nova ortografia, nomeadamente na comunicação social e em contexto escolar, pode ser importante e útil a aprendizagem dessa nova ortografia por motivos sociais e profissionais. A partir de determinada altura, a noção de erro ortográfico vai abranger formas que actualmente são práticas correntes, da mesma forma que actualmente são considerados erros ortográficos práticas ortográficas alteradas pelo Acordo de 1945 (como diccionário ou sciência), ou pela alteração de 1973 (como pràticamente ou sòzinho).




Qual destas frases está correcta: a) A possibilidade de a Maria ganhar.. ou b) A possibilidade da Maria ganhar...?
A construção correcta seria A possibilidade de a Maria ganhar..., uma vez que uma preposição não se deve contrair com um artigo ou pronome quando este inicia uma oração infinitiva.

O FLiP inclui um corrector sintáctico que detecta, entre muitos outros, erros em construções deste tipo, sendo de grande utilidade na resolução de dúvidas como a que nos expôs.


Ver todas