PT
BR
    Definições



    Pesquisa nas Definições por:

    acréscimos

    dilatação | n. f.

    Aumento de volume (de certos corpos) por efeito do calor (sem mudança na constituição nem acréscimo na matéria)....


    acréscimo | n. m.

    Tempo suplementar de jogo, decidido pelo árbitro, para compensar as interrupções da partida (ex.: federação recomenda mais rigor nos acréscimos; a equipa assinala oito minutos de acréscimo). (Mais usado no plural.) [Equivalente no português de Portugal: desconto.]...


    créscimo | n. m.

    A parte excedente; aquilo que sobeja....


    levantamento | n. m.

    Acto de levantar ou de levantar-se....


    derivada | n. f.

    Limite da razão entre o acréscimo de uma função e o acréscimo da variável independente, quando tende para zero....


    desconto | n. m.

    Acto ou efeito de descontar....


    acreção | n. f.

    Acto ou efeito de acrescer....



    Dúvidas linguísticas


    Relativamente à resposta 3416 ("plural de pixel/píxel") há uma questão que não está a ser respeitada e é importante. Pixel é uma unidade e, cientificamente falando, unidades não têm plural por isso não deveria ser nem pixels nem píxeis, mas Pixel. É comum usar plural em unidades comuns como o metro, mas não quer dizer que esteja correcto, afinal também é comum dizer a grama em vez de o grama. Se aprendemos a dizer 10Newton, 20Hertz, 40Tesla, porque não podemos aprender 10 metro ou 20 Pixel?


    Minha dúvida é a seguinte: Quando eu digo que vou emprestar algo (vou-te emprestar minha camiseta, por exemplo), essa frase está errada? E quando digo que vou emprestar algo de alguém (vou emprestar sua camiseta, por exemplo)? Queria saber se ambas as frases estão corretas, se são ambíguas ou algo do gênero ou se o verbo emprestar tem um jeito certo de ser usado.