PT
BR
Pesquisar
Definições



desconto

A forma descontopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de descontardescontar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
descontodesconto
( des·con·to

des·con·to

)


nome masculino

1. Acto ou efeito de descontar.

2. Redução numa quantia a receber ou a pagar. = DEDUÇÃO

3. Quantia que se desconta. = ABATE, ABATIMENTO, ÁGIO, DEDUÇÃO

4. Compensação.

5. Operação bancária que consiste em pagar letras antes do seu vencimento.

6. [Portugal] [Portugal] [Desporto] [Esporte] Tempo suplementar de jogo, decidido pelo árbitro, para compensar as interrupções da partida (ex.: a equipa da casa bateu o adversário já nos descontos; como é possível atribuir tanto tempo de desconto?). (Mais usado no plural.) [Equivalente no português do Brasil: acréscimo.]

7. [Portugal] [Portugal] [Desporto] [Esporte] Tempo limitado concedido durante uma competição a uma equipa ou a um desportista para recuperação física ou para indicações técnicas.

etimologiaOrigem etimológica: derivação regressiva de descontar.
descontardescontar
( des·con·tar

des·con·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Deduzir, abater.

2. Trocar com desconto.

3. [Figurado] [Figurado] Não meter em conta; prescindir.

descontodesconto

Auxiliares de tradução

Traduzir "desconto" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ouve-se em certos telejornais expressões como a cujo ou em cujo; contudo gostaria de saber se gramaticalmente a palavra cujo pode ser antecedida de preposição.
O uso do pronome relativo cujo, equivalente à expressão do qual, pode ser antecedido de preposição em contextos que o justifiquem, nomeadamente quando a regência de alguma palavra ou locução a tal obrigue. Nas frases abaixo podemos verificar que o pronome está correctamente empregue antecedido de várias preposições (e não apenas a ou em) seleccionadas por determinadas palavras (nos exemplos de 1 e 2) ou na construção de adjuntos adverbiais (nos exemplos de 3 e 4):

1) O aluno faltou a alguns exames. O aluno reprovou nas disciplinas a cujo exame faltou. (=O aluno reprovou nas disciplinas ao exame das quais faltou);
2) Não haverá recurso da decisão. Os casos serão julgados pelo tribunal, de cuja decisão não haverá recurso. (=Os casos serão julgados pelo tribunal, dadecisão do qual não haverá recurso);
4) Houve danos em algumas casas. Os moradores em cujas casas houve danos foram indemnizados. (=Os moradores nas casas dos quais houve danos foram indemnizados);
5) Exige-se grande responsabilidade para o exercício desta profissão. Esta é uma profissão para cujo exercício se exige grande responsabilidade. (=Esta é uma profissão para o exercício da qual se exige grande responsabilidade).




Gostava de saber a evolução etimológica da palavra opinião.
Como poderá verificar no verbete opinião do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra deriva directamente do latim opinio, -onis, através do acusativo opinionem, como a maioria das palavras derivadas do latim, com queda da consoante nasal final (opinione).
Seguiu-se, de forma regular, a queda do -e átono do singular e consequente nasalização do -o- antes da consoante nasal (opinione > opinion > opiniõ), havendo ao longo do séc. XVI a transformação de em -ão no singular e a manutenção de -ões no plural (opiniones > opiniões).