PT
BR
Pesquisar
Definições



desconto

A forma descontopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de descontardescontar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
descontodesconto
( des·con·to

des·con·to

)


nome masculino

1. Acto ou efeito de descontar.

2. Redução numa quantia a receber ou a pagar. = DEDUÇÃO

3. Quantia que se desconta. = ABATE, ABATIMENTO, ÁGIO, DEDUÇÃO

4. Compensação.

5. Operação bancária que consiste em pagar letras antes do seu vencimento.

6. [Portugal] [Portugal] [Desporto] [Esporte] Tempo suplementar de jogo, decidido pelo árbitro, para compensar as interrupções da partida (ex.: a equipa da casa bateu o adversário já nos descontos; como é possível atribuir tanto tempo de desconto?). (Mais usado no plural.) [Equivalente no português do Brasil: acréscimo.]

7. [Portugal] [Portugal] [Desporto] [Esporte] Tempo limitado concedido durante uma competição a uma equipa ou a um desportista para recuperação física ou para indicações técnicas.

etimologiaOrigem etimológica:derivação regressiva de descontar.

descontardescontar
( des·con·tar

des·con·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Deduzir, abater.

2. Trocar com desconto.

3. [Figurado] [Figurado] Não meter em conta; prescindir.

descontodesconto

Auxiliares de tradução

Traduzir "desconto" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Por favor, gostaria de saber qual é o plural de verbos unidos por hífen, como por exemplo quero-quero ou vai-vem.
Antes de mais, uma correcção: a forma vai-vem não existe. A forma correcta escreve-se sem hífen e com acento, vaivém (plural: vaivéns), como pode verificar pela hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Quanto ao substantivo quero-quero, forma o plural regular quero-queros. Os substantivos compostos por V-V (verbo-verbo) formam o plural como se fossem substantivos simples, acrescentando-se apenas o -s do plural regular (outros exemplos: treme-tremes, ruge-ruges).