PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

FIGA

brinquinho | n. m. | n. m. pl.

Figas de barro que se fabricavam para crianças....


figa | n. f. | interj.

Que é ruim ou de pouco valor (ex.: taberneiro de uma figa)....


dígite | n. m.

Amuleto em forma de mão fechada....


nica | n. f.

Fazer figas....


Ave passeriforme (Conirostrum binghami) da família dos traupídeos....


Ave passeriforme (Conirostrum cinereum) da família dos traupídeos....


Ave passeriforme (Conirostrum albifrons) da família dos traupídeos....


Ave passeriforme (Conirostrum rufum) da família dos traupídeos....


Ave passeriforme (Conirostrum margaritae) da família dos traupídeos....


Ave passeriforme (Conirostrum bicolor) da família dos traupídeos....


Ave passeriforme (Conirostrum bicolor) da família dos traupídeos....




Dúvidas linguísticas



Se seis meses é um semestre, como se designam cinco meses?
Tal como é referido na resposta quinquimestral, o prefixo de origem latina quinqui- (que indica a noção de “cinco”) é bastante produtivo, sendo possível formar a palavra quinquimestre para designar um período de cinco meses. Esta palavra não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas a sua formação respeita as regras morfológicas da língua portuguesa.



Qual a maneira correcta de escrever o nome da freguesia alentejana Évoramonte, Evoramonte, Évora Monte, Évora-Monte? Não encontro consenso...
A grafia correcta desta povoação alentejana deverá ser Évora Monte, segundo as principais obras de referência, nomeadamente o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra: Editora Coimbra, 1966) ou o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Lisboa: Livros Horizonte, 2003). Do ponto de vista oficial, também é a forma Évora Monte que consta no Sistema de Informação e Gestão do Recenseamento Eleitoral, da Direcção Geral da Administração Interna e na lista de freguesias publicada pelo STAPE em 2005.

No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, José Pedro Machado refere que o nome da povoação “está por Évora do monte ou Évora a do monte” e apresenta-nos uma abonação do que deverá ser a mais antiga ocorrência conhecida deste topónimo: Euoramonti (ocorre em 1271, na Chancelaria de D. Afonso III), o que, de alguma forma, poderá explicar a forma Evoramonte, que é desaconselhável. Esta forma é, no entanto, bastante frequente, provavelmente também por analogia com outros topónimos em que a palavra monte se aglutinou com outras palavras, como Belmonte, Vaiamonte ou Videmonte.

A grafia Évora-Monte é de evitar e a forma Évoramonte é claramente violadora das regras ortográficas do português, uma vez que as palavras em português só podem ser graficamente acentuadas numa das três últimas sílabas.


Ver todas