PT
BR
Pesquisar
Definições



figa

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
figafiga
( fi·ga

fi·ga

)
Imagem

Amuleto do feitio de mão fechada com a extremidade do polegar passada entre o indicador e o médio.


nome feminino

1. Amuleto do feitio de mão fechada com a extremidade do polegar passada entre o indicador e o médio.Imagem = DÍGITE

2. Mão assim disposta.

3. Esconjuro.

4. Amuleto.

5. Redemoinho de pêlo na barriga do cavalo, onde a espora fere.


interjeição

6. Expressão usada para afastar algo ou alguém. = ABRENÚNCIO


de uma figa

[Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Que é ruim ou de pouco valor (ex.: taberneiro de uma figa). = DESPREZÍVEL

[Informal] [Informal] Que incomoda, que causa irritação (ex.: mosca de uma figa).

fazer figas

Fechar a mão, colocando o dedo polegar entre o indicador e o médio, para afastar o azar ou o mau-olhado (ex.: façam figas e torçam para que o negócio dê certo).

figas, canhoto!

Exclamação usada para afastar perigos ou acontecimentos nefastos.

etimologiaOrigem etimológica:francês figue, do provençal antigo figa, do latim vulgar fica, do latim ficus, -i, figo.


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.




Estive pesquisando o verbo precaver e ocorreu o seguinte: a) de acordo com a consulta feita, o referido verbo é conjugado em todos os tempos; b) a consulta feita a outras fontes de pesquisa informa que o verbo é defectivo. Gostaria que vocês me orientassem a razão dessa divergência na conjugação.
O verbo precaver é geralmente considerado defectivo, sendo, no presente do indicativo, apenas conjugado nas 1ª e 2ª pessoas do plural (precavemos, precaveis). No entanto, existem autores que não o consideram defectivo, sugerindo as formas precavo, precavas, precava, precavemos, precaveis, precavem para o presente do indicativo. A conjugação deste verbo baseada nas flexões dos verbos ver (precavejo, precavês, etc.) é geralmente considerada errónea, apesar de ser bastante generalizada.