PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

figa

brinquinho | n. m. | n. m. pl.

Figas de barro que se fabricavam para crianças....


figa | n. f. | interj.

Que é ruim ou de pouco valor (ex.: taberneiro de uma figa)....


dígite | n. m.

Amuleto em forma de mão fechada....


nica | n. f.

Fazer figas....


Ave passeriforme (Conirostrum binghami) da família dos traupídeos....


Ave passeriforme (Conirostrum cinereum) da família dos traupídeos....


Ave passeriforme (Conirostrum albifrons) da família dos traupídeos....


Ave passeriforme (Conirostrum rufum) da família dos traupídeos....


Ave passeriforme (Conirostrum margaritae) da família dos traupídeos....


Ave passeriforme (Conirostrum bicolor) da família dos traupídeos....


Ave passeriforme (Conirostrum bicolor) da família dos traupídeos....




Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Pergunta-se: Desculpe esse lugar é livre? ou está livre? Diz-se: O exercício é correcto ou está correcto?
Nas frases apontadas, aparentemente, deverá utilizar o verbo estar, pois trata-se, em ambos os casos, de uma qualidade ou estado não definitivo (ex.: esse lugar está livre, mas estará ocupado daqui a pouco; o exercício agora está certo, mas estava errado antes da correcção).

Num contexto específico, o primeiro exemplo poderá estar correcto com o verbo ser (ex.: esse lugar é livre [= não é um lugar reservado a ninguém] e poderá ser ocupado por qualquer pessoa).


Ver todas