Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
brinquinhobrinquinho | s. m. | s. m. pl.
derivação masc. sing. de brincobrinco
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

brin·qui·nho brin·qui·nho
(brinco + -inho)
substantivo masculino

1. Pequeno brinco.

2. Objecto com pouco valor. = BUGIGANGA

3. Brinquedo de criança.

4. [Informal]   [Informal]  Espaço, pessoa ou coisa arranjada, limpa ou que se considera agradável de ver (ex.: a sala ficou um brinquinho depois das obras).

5. [Música]   [Música]  Instrumento musical típico do folclore madeirense, constituído por bonecos de madeira, com caricas e castanholas, que são dispostos numa cana e movimentados por um eixo vertical.Ver imagem


brinquinhos
substantivo masculino plural

6. Figas de barro que se fabricavam para crianças.


brin·co brin·co
substantivo masculino

1. Acção de brincar.

2. Enfeite pendente das orelhas.Ver imagem = ARRECADA, PINGENTE

3. Bugiganga.

4. Aquilo que é muito bonito ou muito limpo (ex.: a casa ficou um brinco).

5. Galantaria.

6. Gracejo, galhofa.


brincos
substantivo masculino plural

7. Brincadeiras.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Se escreve caçapa ou cassapa?
Apenas a forma caçapa se encontra registada em dicionários e vocabulários de língua portuguesa, como o Dicionário Houaiss ou o Dicionário Aurélio, com o significado “bolsa onde caem as bolas na mesa de bilhar inglês” (conhecido no Brasil como sinuca) e “rede de cesto de basquetebol”.



Sou estudante universitário e é-me bastante importante saber o motivo pelo qual a expressão "O João, preocupado que ele voltasse a sair mais cedo, saiu" está errada, e quais os fenómenos linguísticos implicados.
O adjectivo preocupado selecciona habitualmente um grupo nominal preposicionado (ex.: está preocupado com a doença da mãe) e não uma frase finita (ex.: *está preocupado que a mãe esteja doente; o asterisco indica agramaticalidade). Num dicionário de regências como o Dicionário de Regimes de Substantivos e Adjetivos, de Francisco FERNANDES (25.ª ed., São Paulo: Globo, 2000), por exemplo, poderá encontrar as estruturas abonadas e consideradas correctas para este adjectivo: preocupado com + grupo nominal (ex.: preocupado com as dívidas), preocupado em + frase infinitiva (ex.: preocupado em pagar as dívidas), preocupado de + grupo nominal (ex.: preocupado das dívidas), preocupado por + grupo nominal (ex.: preocupado pelas dívidas), sendo as duas últimas estruturas algo raras.

Por este motivo, na frase em questão, não é aconselhável o uso do adjectivo preocupado seguido de uma frase finita (que ele voltasse a sair mais cedo). Como alternativa, poderia utilizar uma construção como preocupado com a possibilidade de ele voltar a sair mais cedo (a frase infinitiva está contida no grupo nominal cujo núcleo é possibilidade).

pub

Palavra do dia

tar·ma·ca·da·me tar·ma·ca·da·me
(inglês tar, alcatrão + macadame)
substantivo masculino

Material destinado ao revestimento das calçadas e formado por pedras britadas envolvidas numa emulsão de alcatrão.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/brinquinho [consultado em 12-12-2018]