PT
BR
Pesquisar
Definições



Moldes

A forma Moldespode ser [masculino plural de moldemolde] ou [segunda pessoa singular do presente do conjuntivo de moldarmoldar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
moldarmoldar
( mol·dar

mol·dar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Imprimir na areia o molde ou modelo para envasar o metal derretido.

2. Vazar o metal derretido no molde de.

3. Formar o molde de.

4. [Figurado] [Figurado] Amoldar, acomodar, ajeitar, afeiçoar.

moldemolde
( mol·de

mol·de

)
Imagem

Representação ou forma que serve de modelo para fazer ou reproduzir alguma coisa (ex.: moldes de alfaiate; molde de chapelaria).


nome masculino

1. Peça oca onde se pode verter uma substância líquida ou pastosa que ao solidificar fica com a forma do interior dessa peça (ex.: molde para fundir peças de metal).

2. Peça que corresponde a essa forma interior e que é usada como modelo para outras peças.

3. Representação ou forma que serve de modelo para fazer ou reproduzir alguma coisa (ex.: moldes de alfaiate; molde de chapelaria).Imagem

4. Utensílio em que se fazem coisas a que se quer dar forma determinada (ex.: molde de biscoitos).

5. Modelo, padrão.

6. [Figurado] [Figurado] Exemplar, norma, modelo.

7. [Tipografia] [Tipografia] Caixa de matriz em que se funde o tipo de imprensa. = FORMA


de molde

A propósito, a calhar, oportunamente.

etimologiaOrigem etimológica:espanhol molde, do catalão motle, variante de motlle, do latim modulus, -i, medida pequena, ritmo, cadência.

MoldesMoldes

Auxiliares de tradução

Traduzir "Moldes" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.