PT
BR
Pesquisar
Definições



Jejum

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
jejumjejum
( je·jum

je·jum

)


nome masculino

1. Privação de comida durante um período, geralmente desde o dia anterior (ex.: para fazer as análises, deverá estar em jejum).DEJEJUM, DESJEJUM

2. [Religião] [Religião] Privação de comida ou de certos alimentos durante determinado período como penitência ou preparação para algo. = ABSTINÊNCIA

3. [Religião católica] [Religião católica] Redução de todas as refeições diárias a uma só e a duas ligeiras colações.

4. [Figurado] [Figurado] Privação ou abstenção de alguma coisa (ex.: jejum de noticiários).

5. [Informal] [Informal] Ignorância de determinado assunto.

etimologiaOrigem etimológica:latim jejunus, -a, -um, que está em jejum, que está sem comer, magro.
JejumJejum

Auxiliares de tradução

Traduzir "Jejum" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



A expressão "para inglês ver", utilizada no Brasil, tem o sentido de algo que é feito apenas para atender uma formalidade, sem funcionar na prática, ou significa algo que tem ares de perfeição, de excelência na sua qualidade?
A expressão para inglês ver, utilizada quer no Brasil quer em Portugal, tem o significado “sem validade real, apenas para efeitos de imagem ou aparência” (ex.: o seu cargo era só para inglês ver; fizeram obras de recuperação no edifício para inglês ver).



Gostaria de saber qual a combinação linguística mais correcta no seguinte caso: Grandes Centros de Decisão ou Grandes Centros de Decisões.
A locução de base da dúvida colocada é centro de decisão, e é uma locução que já se encontra relativamente cristalizada na língua. Se quisermos pluralizar esta locução, pluralizaremos naturalmente em centros de decisão, pois trata-se de uma locução formada por um substantivo seguido da preposição de e de outro substantivo e nestes casos geralmente só flexiona o primeiro substantivo. Quando se antecede a locução de um adjectivo (grande, no caso), a flexão será idêntica: grande centro de decisão --> grandes centros de decisão. Esta explicação será mais clara se o exemplo for mais prosaico: se tivermos uma locução como casa de banho (ex.: o apartamento tem uma casa de banho) e a quisermos pluralizar, flexionaremos intuitivamente como casas de banho (ex.: o apartamento tem duas casas de banho).

O que foi dito anteriormente não invalida que se possa utilizar a locução centro de decisões, menos usual, mas também possível e sem nenhuma incorrecção. Poder-se-ia igualmente qualificar esta locução com um adjectivo (grande centro de decisões) e pluralizá-la (grandes centros de decisões).