Significado de girares-no-los

    A forma girares-no-lospode ser [segunda pessoa singular do futuro do conjuntivo de girargirar] ou [segunda pessoa singular infinitivo flexionado de girargirar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    girargirar
    ( gi·rar

    gi·rar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Dar voltas em torno do seu eixo.

    2. Descrever uma curva.

    3. Andar em giro.

    4. Circular.

    5. Ir andando; ser levado.

    6. Andar; ter circuito; ter curso; correr.

    7. [Informal] [Informal] Passear.

    8. [Figurado] [Figurado] Agitar-se, lidar.

    9. Negociar.

    verbo transitivo

    10. Circundar; percorrer em volta.

    11. [Brasil] [Brasil] Endoidecer; ficar maluco.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "girares-no-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    girento | adj.

    Diz-se daquele que gira....


    pivotante | adj. 2 g.

    Que gira em torno de um eixo fixo ou de um pivô....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "girares-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Tendo eu consultado a Direcção-Geral dos Registos e do Notariado sobre se o vocábulo “Ramberto” pode ser admitido como nome próprio masculino, informaram-me os mesmos o seguinte: "Tendo presente a consulta sobre se o vocábulo “Ramberto” pode ser admitido como nome próprio masculino, informa-se que o mesmo não consta dos vocabulários onomásticos disponíveis, pelo que, em princípio, contraria o disposto no artº 103º, nº 2 alínea a) do Código do registo Civil. No entanto, esta Conservatória poderá providenciar para que seja emitido parecer onomástico sobre o vocábulo pretendido, não obstante a demora que possa verificar-se, sendo para o efeito V. Exª convidado a apresentar elementos relativos à origem do nome pretendido, designadamente bibliografias ou outros, e a fazer o respectivo preparo ..." O meu contacto convosco vai no sentido de saber se poderão auxiliar-me na obtenção dos elementos necessários pretendidos pela DGRN e de que forma. Mais informo de que o vocábulo em questão consta no Vocabulário Antroponímico do Dicionário Universal da Língua Portuguesa da Texto Editora.