PT
BR
Pesquisar
Definições



CINES

A forma CINESé [masculino plural de cinecine].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cinecine
( ci·ne

ci·ne

)


nome masculino

O mesmo que cinema.

etimologiaOrigem etimológica:redução de cinema.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Gostaria de saber como se designa o especialista que pratica a ortodontia. Pode designar-se ortodontista?
Um especialista em ortodontia é designado por ortodontista, como poderá confirmar no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou no Dicionário Médico, da Climepsi Editores, obra através da qual poderá esclarecer muitas dúvidas acerca das especialidades médicas.