Significado de berrares-vo-los

    A forma berrares-vo-lospode ser [segunda pessoa singular do futuro do conjuntivo de berrarberrar] ou [segunda pessoa singular infinitivo flexionado de berrarberrar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    berrarberrar
    ( ber·rar

    ber·rar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Soltar berros.

    2. Falar alto.

    3. Ralhar.

    4. Emitir, um animal como a cabra, o elefante ou a vaca, a sua voz característica.

    5. Cantar muito mal.

    etimologiaOrigem:berro + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "berrares-vo-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    brama | n. f.

    Cio dos veados....


    berra | n. f.

    Cio de animais, especialmente de veados....


    berrão | n. m.

    Criança que berra muito....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "berrares-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de esclarecer algumas dúvidas relacionadas à ortografia dos vocábulos tecno-social e socioideológico. Além disso, gostaria de consultá-los sobre a ortografia de trouxada ("Ia eu, em rapazola, e mais outro, levando uma vaca caracu, trouxada e afrontada...") e iapa ("Às vezes, é o descuidado cavaleiro que já vai todo tranqüilo assobiando, quando a iapa do velho toca uma caixa de marimbondos que ferram o danado do cavalo, que dana a pular e larga o cabra na poeira.").
      Estes exemplos foram tirados de dois contos regionalistas e não encontro registro dessas palavras em nenhum dicionário.


      Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida. A utilização do prefixo met- associado à palavra hemoglobina deve escrever-se:
      - methemoglobina
      - metemoglobina
      - metahemoglobina
      - outra sugestão?