Significado de arroxara-no-los

    A forma arroxara-no-lospode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de arroxararroxar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de arroxararroxar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    arroxararroxar
    ( ar·ro·xar

    ar·ro·xar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo, intransitivo e pronominal

    Tornar ou ficar roxo. = ARROXEAR

    etimologiaOrigem:a- + roxo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: arrochar.

    Esta palavra no dicionário

    arrochar | v. tr. | v. tr. e intr. | v. intr. | v. pron.

    Apertar com arrocho as cordas que fixam algo (ex.: arrochar um fardo de palha)....


    arroxar | v. tr., intr. e pron.

    Tornar ou ficar roxo....


    arroxear | v. tr., intr. e pron.

    Tornar ou ficar roxo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "arroxara-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Pretendo traduzir a expressão multiparty collaborations para português. Será a expressão colaborações multipartidárias a correcta? A expressão pretende indicar colaborações que envolvem várias partes, entidades, parceiros, etc.


      Gostaria que me esclarecessem se a palavra talhagem pode ou não ser utilizada. Utilizamos esta palavra em metalomecânica pois, além de vários outros equipamentos robotizados de maquinação industrial de peças de precisão como tornos de comando numérico CNC, rectificadoras, robôs de soldadura, temos uma talhadora e costumamos designar o trabalho realizado por esta máquina de talhagem, mas ainda não o encontramos em nenhum dicionário.