PT
BR
Pesquisar
Definições



órgão

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
órgãoórgão
( ór·gão

ór·gão

)
Imagem

MúsicaMúsica

Instrumento musical da família dos aerofones, cujo som é produzido pela passagem do ar num sistema de tubos, controlado através de uma consola com teclado e pedaleira.


nome masculino

1. [Biologia] [Biologia] Cada uma das partes que exerce uma função nos corpos organizados.

2. Cada parte que, num maquinismo, exerce função especial.

3. [Por extensão] [Por extensão] Instrumento, meio, agente.

4. Cada uma das entidades responsáveis por um serviço ou função, numa instituição (ex.: organograma dos órgãos da associação). = CORPO

5. Meio de expressão, de representação ou de divulgação de um grupo (ex.: órgão de comunicação).

6. Periódico ou jornal oficioso de um partido.

7. [Música] [Música] Instrumento musical da família dos aerofones, cujo som é produzido pela passagem do ar num sistema de tubos, controlado através de uma consola com teclado e pedaleira.Imagem

8. [Música] [Música] Instrumento musical com teclado e amplificadores, no qual os sons são produzidos por meios eléctricos ou electrónicos.

9. Sifão para transvasar vinhos.

10. Cilindro (no tear) em que se enrola o que se vai tecendo.


órgãos sociais

Conjunto de pessoas que formas os vários órgãos responsáveis pela administração de uma empresa ou de uma associação (ex.: os órgãos sociais da associação incluem a direcção, a assembleia geral e o conselho fiscal). = CORPOS SOCIAIS

vistoPlural: órgãos.
etimologiaOrigem etimológica:latim organum, -i.
iconPlural: órgãos.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:aparelho, sistema.
Ver também resposta à dúvida: grafia e acentuação de órgão.

Auxiliares de tradução

Traduzir "órgão" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



A palavra seje existe? Tenho um colega que diz que esta palavra pode ser usada na nossa língua.
Eu disse para ele que esta palavra não existe. Estou certo ou errado?
A palavra seje não existe. Ela é erradamente utilizada em vez de seja, a forma correcta do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) do verbo ser. Frases como “Seje bem-vindo!”, “Seje feita a sua vontade.” ou “Por favor, seje sincero.” são cada vez mais frequentes, apesar de erradas (o correcto é: “Seja bem-vindo!”, “Seja feita a sua vontade.” e “Por favor, seja sincero.”). A ocorrência regular de seje pode dever-se a influências de falares mais regionais ou populares, ou até mesmo a alguma desatenção por parte do falante, mas não deixa de ser um erro.



O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".