PT
BR
Pesquisar
Definições



organza

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
organzaorganza
( or·gan·za

or·gan·za

)


nome feminino

Tecido fino e transparente originalmente de seda, mas actualmente também sintético, semelhante ao organdi, mas com mais consistência (ex.: gola de organza; vestido em organza).

etimologiaOrigem etimológica:francês organsin, organsim, de Organzi, topónimo [nome medieval da cidade hoje usbequistanesa de Urguenche ou Urganje].


Dúvidas linguísticas



Qual a etimologia da palavra escolha? E da palavra subalternidade?
A palavra escolha deriva do verbo escolher, que, por sua vez, vem de uma forma latina hipotética *excolligere que significaria “recolher; obter”. A palavra subalternidade deriva de subalterno, por aposição de –idade, sufixo muito produtivo que exprime o conceito de “qualidade, característica”. Assim, subalternidade designa a condição, a qualidade de quem é subalterno.



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.