Significado de zagaie-se-me

    A forma zagaie-se-mepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de zagaiarzagaiar], [terceira pessoa singular do imperativo de zagaiarzagaiar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de zagaiarzagaiar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    zagaiarzagaiar
    ( za·gai·ar

    za·gai·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Arremessar zagaia, tipo de lança curta.

    2. Ferir ou matar com esse tipo de lança.

    verbo transitivo e intransitivo

    3. [Pesca] [Pesca] Pescar com zagaia, tipo de engodo artificial.

    etimologiaOrigem:zagaia + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    zagaia | n. f.

    Lança curta de arremesso, feita de madeira dura, com ponta de ferro....


    azagaia | n. f.

    Lança curta de arremesso, feita de madeira dura, com ponta de ferro....


    zagaiar | v. tr. | v. tr. e intr.

    Arremessar zagaia, tipo de lança curta....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "zagaie-se-me" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Gostaria de saber se há possibilidade de se obter os significados de palavras referentes a certas áreas mais específicas, tais como medicina ou radicais gregos e latinos. Por exemplo, digitei as palavras hiperqueratose e semiótica não me vieram as respostas.