Significado de voasse-se-lhas

    A forma voasse-se-lhaspode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de voarvoar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de voarvoar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    voarvoar
    ( vo·ar

    vo·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e intransitivo

    1. Deslocar-se em meio de transporte aéreo (ex.: perdeu o medo de voar; amanhã voamos para Paris).

    2. [Figurado] [Figurado] Ir com grande rapidez (ex.: mal o filme acabou, voaram para casa). = CORRER

    verbo intransitivo

    3. Mover-se e manter-se no ar por meio de asas ou de meios mecânicos (ex.: as aves voam; o avião voava baixinho).

    4. Flutuar, pairar.

    5. Explodir, rebentar.

    6. [Figurado] [Figurado] Propagar-se com rapidez (ex.: os boatos voam). = ESPALHAR-SE

    8. [Figurado] [Figurado] Passar, decorrer rapidamente (ex.: o tempo voa).

    9. [Figurado] [Figurado] Elevar-se em pensamentos; desligar-se da realidade (ex.: enquanto isso, a mente voa livre). = DIVAGAR

    10. [Figurado] [Figurado] Desaparecer rapidamente (ex.: o salário voa). = SUMIR

    11. [Figurado] [Figurado] Não ficar na memória. = ESQUECER

    verbo transitivo

    12. Atirar-se resolutamente contra alguém. = ACOMETER, ATACAR

    etimologiaOrigem:latim volo, -are.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "voasse-se-lhas" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    alipotente | adj. 2 g.

    Que tem asas vigorosas....


    altaneiro | adj.

    Que voa ou sobe a grande altura; que tem altanaria....


    De asas demasiado curtas para o voo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "voasse-se-lhas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho dúvidas quanto ao significado do termo "desalargar" dado pelo dicionário. Não sou nenhum especialista na língua portuguesa, mas penso que desalargar não significa "alargar, tornar mais largo". Para mim, faz mais sentido o oposto, até porque o prefixo deste verbo ("des-"), tanto quanto sei, nega o verbo alargar; ou estou enganado?


      Gostaria de tirar uma dúvida relacionada com a frase que segue: em vez de ir ao cinema, deveria ir ao parque. É correto usar em vez de ou esse termo deveria ser substituído por ao invés de? Pergunto isso porque uma amiga formada em Letras com licenciatura em língua portuguesa afirmou que em vez de está errado, no entanto vejo essa expressão em livros e revistas.