PT
BR
Pesquisar
Definições



viril

A forma virilpode ser[adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
viril1viril1
( vi·ril

vi·ril

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo ou pertencente ao homem adulto, ao varão. = MÁSCULO, VARONIL

2. Que mostra coragem, energia. = CORAJOSO, ENÉRGICO, ESFORÇADO

vistoPlural: viris.
etimologiaOrigem etimológica:latim virilis, -e, de homem, masculino, viril, másculo.
iconPlural: viris.
viril2viril2
( vi·ril

vi·ril

)


nome masculino

Espécie de âmbula ou redoma de vidro em que se resguardam relíquias ou objectos valiosos (ex.: viril da Custódia de Belém).

vistoPlural: viris.
etimologiaOrigem etimológica:vi[d]ro + -il.
iconPlural: viris.

Auxiliares de tradução

Traduzir "viril" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.




É correto falar Os Estados Unidos ou O Estados Unidos, já que se refere a um país?
A locução substantiva Estados Unidos corresponde gramaticalmente a um masculino plural, pelo que a concordância do artigo deverá ser sempre com o masculino plural (ex.: Os Estados Unidos são poderosos), mesmo correspondendo semanticamente a um só país, do mesmo modo que há outros nomes de países que correspondem a um masculino singular (ex.: O Brasil é imenso), a um feminino singular (ex.: A França é conhecida pela gastronomia) ou a um feminino plural (ex.: As Fidji são bonitas).