PT
BR
Pesquisar
Definições



vinténs

A forma vinténsé [masculino plural de vintémvintém].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
vintémvintém
( vin·tém

vin·tém

)


nome masculino

1. [Numismática] [Numismática] Moeda de cobre que valia 20 réis.

2. [Informal] [Informal] Dinheiro, pecúlio.

3. [Ictiologia] [Ictiologia] Peixe das costas de Portugal.

4. [Brasil] [Brasil] [Botânica] [Botânica] Planta herbácea anual (Drymaria cordata) da família das cariofiláceas, rastejante, de caules ramificados ascendentes e raízes fibrosas, folhas opostas, em forma de coração e glabras, flores brancas dispostas em cimeiras, frutos capsulares ovalados, encontrada como infestante em zonas húmidas tropicais e subtropicais, nativa da América Latina e da África subsaariana. = ERVA-VINTÉM, MORRIÃO-DOS-PASSARINHOS


não ter vintém

[Informal] [Informal] Ser muito pobre.

três vinténs

[Calão] [Tabuísmo] Membrana que tapa em parte o orifício da vagina. = HÍMEN

[Calão] [Tabuísmo] Virgindade sexual.

etimologiaOrigem etimológica: alteração de vinteno.
vinténsvinténs

Auxiliares de tradução

Traduzir "vinténs" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




No contexto da criação de modelos, por exemplo, um modelo que descreva o comportamento dos utentes da CP face à oferta, é correcto usar as palavras modelação e modelização (esta última não incluída no vosso dicionário)?
Os dicionários de língua portuguesa registam apenas o termo modelação, como o acto de modelar (“criar a partir de molde ou modelo”), tendo modelagem por sinónimo. Os neologismos modelização e modelizar não se encontram averbados em nenhum dos dicionários consultados, sendo, no entanto, bastante frequentes em pesquisas na Internet. Essas ocorrências em páginas da Internet parecem apontar para uma ténue distinção entre modelar/modelação (“criar a partir de molde ou modelo”) e modelizar/modelização (“criar modelo”).