Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

urinálise

urináliseurinálise | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

u·ri·ná·li·se u·ri·ná·li·se


(uri[na] + [a]nálise)
nome feminino

[Medicina]   [Medicina]  Análise de urina. = URANÁLISE

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Atua nas áreas de Citologia, Bioquímica, Imunologia, Hormônios, Hematologia, Microbiologia, Parasitologia e Urinálise e atende Santiago e diversas cidades da região (São Vicente do Sul, Mata, Nova...

Em www.rafaelnemitz.com

...Exames Geralmente, é coletada uma mostra de urina para realizar os seguintes testes: A urinálise é feita para detectar, na urina, glóbulos brancos

Em acordocoletivo.org

Vivência profissional em laboratório de urgência – hematologia, urinálise e bioquímica;;

Em Consulte Vagas

especialistas em microbiologia, imunologia, hormonologia, bioquímica, hematologia, urinálise , parasitologia, equipes de implantação, cadastro, triagem, coleta e recepção..

Em Consulte Vagas

...analista de laboratório nas áreas generalista ou especialista em microbiologia, imunologia, hormonologia, bioquímica, hematologia, urinálise , parasitologia, equipes de

Em Consulte Vagas
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Na frase dei de caras com um leão, qual a função sintáctica das expressões de caras e com um leão?
A locução verbal dar de caras corresponde a uma expressão idiomática do português, que por esse motivo não é habitualmente decomposta, equivalendo a um verbo como deparar-se ou a outra locução verbal como encontrar subitamente. Na frase apontada, pode no entanto considerar-se a expressão de caras como um modificador adverbial (designado por complemento circunstancial na gramática tradicional), indicando o modo como se processa a acção expressa pelo verbo dar (equivalente, por exemplo a subitamente numa frase como deu subitamente com um leão).
A expressão com um leão pode ser considerada complemento indirecto seleccionado pelo verbo dar, pois com um leão é um complemento nominal introduzido indirectamente pela preposição com.




A minha dúvida prende-se com a palavra rubrica. Julgo que é utilizada para designar um tipo de assinatura, mas também como sinónimo de assunto. A entoação da palavra é diferente nos dois casos, mas a ortografia é igual?
Deverá pronunciar sempre /rubríca/ e não /rúbrica/.

Como poderá verificar ao consultar o verbete rubrica no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, esta palavra tem vários sentidos ou acepções, alguns dos quais correspondem aos apontados na sua questão.

No que diz respeito à sua pronúncia, esta palavra só pode ser pronunciada correctamente como palavra grave, com acento de intensidade na penúltima sílaba: ru['bri]ca (a plica que surge na transcrição entre parênteses rectos corresponde ao acento de intensidade na sílaba -bri-), independentemente do sentido em que é utilizada. Esta acentuação deriva do étimo latino desta palavra, cuja penúltima sílaba era pronunciada como longa.

A pronúncia desta palavra como palavra esdrúxula, isto é, *['ru]brica, com acento de intensidade na antepenúltima sílaba, é incorrecta (como indica o asterisco), apesar de muito difundida, e só poderia ser aceite caso a ortografia desta palavra fosse *rúbrica (forma não atestada em nenhuma obra de referência).

Esta é uma questão de adequação ortografia/pronúncia segundo as regras ortográficas do português e o Acordo Ortográfico de 1990 não alterou nada neste âmbito.

pub

Palavra do dia

sar·ra·bis·car sar·ra·bis·car


(sarrabisco + -ar)
verbo transitivo e intransitivo

Fazer sarrabiscos. = GARATUJAR, RABISCAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/urin%C3%A1lise [consultado em 28-10-2021]