Significado de uivarem-se-me

    A forma uivarem-se-mepode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de uivaruivar] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de uivaruivar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    uivaruivar
    ( ui·var

    ui·var

    )
    Conjugação:unipessoal.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Soltar uivos. = ULULAR

    2. [Figurado] [Figurado] Vociferar; berrar; gritar.

    etimologiaOrigem:talvez do latim ululo, -are, uivar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "uivarem-se-me" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    uivante | adj. 2 g.

    Que uiva (ex.: lobo uivante)....


    uivo | n. m.

    A voz do lobo e de outras feras....


    aulir | v. intr.

    Latir (o cão)....


    ulular | v. intr. | v. tr. | n. m.

    Soltar voz triste e lamentosa....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "uivarem-se-me" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se também é correcto escrever ouro ou louro. Normalmente utilizo, tanto na escrita como na fala, o ditongo oi, ou seja, loiro ou oiro. Não sei se estou certa, mas penso que o ditongo [ow] corresponde a um sistema linguístico mais antigo, que hoje em dia já não é muito utilizado.


      A minha dúvida é relativa ao novo Acordo Ortográfico: gostava que me esclarecessem porque é que "lusodescendente" escreve-se sem hífen e "luso-brasileiro", "luso-americano" escreve-se com hífen. É que é um pouco difícil de se compreender, e já me informei com algumas pessoas que não me souberam dizer o porquê de ser assim. Espero uma resposta de vossa parte com a maior brevidade possível.