Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

turbinado

turbinadoturbinado | adj.
turbinadoturbinado | adj.
masc. sing. part. pass. de turbinarturbinar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

tur·bi·na·do tur·bi·na·do 1


(latim turbinatus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem a forma de um cone invertido.

2. [Anatomia]   [Anatomia]  Diz-se de dois ossinhos da raiz do nariz.


tur·bi·na·do tur·bi·na·do 2


(particípio de turbinar)
adjectivo
adjetivo

1. Que se turbinou.

2. [Informal]   [Informal]  Que foi desenvolvido ou reforçado para melhorar o seu funcionamento ou qualidades (ex.: motor turbinado).

3. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Que foi aumentado, geralmente por meio de implante de silicone (ex.: bumbum turbinado).


tur·bi·nar tur·bi·nar

- ConjugarConjugar

(turbina + -ar)
verbo intransitivo

1. Mover-se de forma circular ou espiral. = REMOINHAR

2. Accionar turbinas.

verbo transitivo

3. Submeter a uma turbina.

4. [Informal]   [Informal]  Fazer aumentar, desenvolver ou acelerar o desempenho de algo ou de alguém.

5. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Aumentar por meio de implante de silicone (ex.: turbinar os seios).

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...mostra comprovante Folha de São Paulo Eduardo Bolsonaro e mais cinco deputados usam auxílio-moradia turbinado O Estado de São

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...campanha feitas pelo presidente, que tenta a reeleição, como a manutenção do Auxílio Brasil turbinado e a correção da tabela do Imposto de Renda, mas prevê a manutenção de...

Em www.sganoticias.com.br

...Queiroga na TV com elogios ao combate à Covid Valor Econômico Deflação e Auxílio turbinado são trunfos para Bolsonaro, mas alimentos e serviços sobem A Crítica Especialista questiona efeito...

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

Também aponta que o significativo aumento das despesas com contratações via Cederj foi turbinado com receitas obtidas a partir do leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos...

Em O VAGALUME

E tem muitas chances de ser turbinado de novo para a presidência da República..

Em catadordepapeis.blogspot.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Haverá alguma forma alternativa de utilizar o verbo reaver, no pretérito perfeito do indicativo, usada correntemente, e que se possa aceitar, não sendo aquela que consta das gramáticas?
As únicas flexões correctas do verbo reaver no pretérito perfeito do indicativo são aquelas preconizadas nas gramáticas e dicionários de língua portuguesa (reouve, reouveste, reouve, reouvemos, reouvestes, reouveram). Poderá consultar a conjugação do verbo reaver no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Nesta locução latina, qual das formas está correta: "status quo" ou "statu quo"?
A grafia correcta, atestada pelos principais dicionários de língua portuguesa, é statu quo e significa “o estado das coisas em determinado momento”. Esta locução, que se fixou por influência da área diplomática, é redução da expressão latina in statu quo ante que significa “no estado em que se encontrava antes”.

Em português (e em outros idiomas como o francês ou o espanhol), a locução statu quo perdeu o valor adverbial latino e adquiriu valor de substantivo (ex.: A manifestação não representa uma ruptura do statu quo), o que pode estar na origem do aparecimento da forma status quo.

Em latim (e noutras línguas declináveis, como o alemão ou o russo) as funções sintácticas são assinaladas morfologicamente: as diferentes desinências da palavra indicam se ela está a ser usada na posição de sujeito (através do caso nominativo, como em status), de complemento directo (através do caso acusativo, como em statum), de complemento indirecto (através do caso dativo, como em statui), de complemento circunstancial (através do caso ablativo, como em statu), etc. Assim, como a locução passou a ter valor de substantivo, a forma status quo, difundida maioritariamente pelo inglês, e considerada preferencial apenas pelo Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Curitiba: Positivo, 2004), transmitiria essa mudança de significado, já que statu significa “no estado” e não “o estado”. Esta justificação é questionável porque (i) estamos perante a redução de uma outra locução latina, em que há exigência de ablativo após a preposição latina in (“em”), e porque (ii) existem outros casos de palavras e expressões latinas que se fixaram como substantivos no português com a forma de casos que não o nominativo. Exemplos disso são a expressão anno Domini (literalmente, “no ano do Senhor”) que se usa para referir a era cristã, sendo composta pelo ablativo de annus “ano” e pelo genitivo de dominus “senhor”, bem como a palavra quórum, de quorum, genitivo masculino plural do pronome relativo qui, quae, quod “que”.

A locução statu quo não deve porém ser confundida com a palavra isolada status, que significa (i) “estatuto” (ex.: A categoria do trabalhador corresponde ao seu status na empresa) e (ii) “prestígio” (ex.: Exibia nas festas os símbolos do status recém-adquirido por casamento).

pub

Palavra do dia

xân·ti·co xân·ti·co


(xanto + -ico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a ou que tem cor amarela ou amarelada (ex.: litíase xântica; peixes xânticos).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/turbinado [consultado em 27-09-2022]