Significado de trufaram-se-lhas

    A forma trufaram-se-lhaspode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de trufartrufar] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de trufartrufar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    trufartrufar
    ( tru·far

    tru·far

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Rechear ou guarnecer com trufas.

    verbo intransitivo

    2. [Antigo] [Antigo] Escarnecer.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    trufeira | n. f.

    Terreno onde se encontram trufas....


    trufeiro | adj. | n. m.

    Relativo a trufas....


    truficultor | n. m.

    Aquele que se dedica à cultura das trufas....


    túbera | n. f.

    Fungo subterrâneo comestível do género Tuber....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "trufaram-se-lhas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Tenho alguma dificuldade em confirmar qual a forma correcta da(s) palavra(s) cofinanciar (cofinanciamento) ou co-financiar (co-financiamento).