PT
BR
Pesquisar
Definições



troncho

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tronchotroncho
( tron·cho

tron·cho

)


adjectivoadjetivo

1. Privado de algum membro ou apêndice. = MUTILADO


nome masculino

2. Membro ou apêndice que se cortou.

3. [Regionalismo] [Regionalismo] Talo de couve-tronchuda.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

4. [Regionalismo] [Regionalismo] Que ou quem é malfeito ou desajeitado.

etimologiaOrigem etimológica: espanhol troncho.
tronchotroncho

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Estou corrigindo um contrato de engenharia, e me deparei com a palavra refratamento. Eles fazem muito uso desta palavra. Ela existe? Nos dicionários que procurei não encontrei. Será que pode me ajudar?
A palavra refractamento (refratamento no português do Brasil) deriva por sufixação do verbo refractar (refratar no português do Brasil) e, apesar de não se encontrar registada nos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, o seu uso é possível visto que está correctamente formada. A palavra refracção (refração no português do Brasil) é mais comummente usada para indicar o “acto ou efeito de refractar” e encontra-se registada nos dicionários de língua portuguesa, pelo que o seu uso é mais aconselhado.



Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.