Significado de troce-se-lho

    A forma troce-se-lhopode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de troçartroçar], [terceira pessoa singular do imperativo de troçartroçar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de troçartroçar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    troçartroçar
    ( tro·çar

    tro·çar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e intransitivo

    Fazer zombaria ou troça de algo ou alguém. = ESCARNECER, ESCARNIR, RIDICULARIZAR, ZOMBAR

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: trocar.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "troce-se-lho" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    irridente | adj. 2 g.

    Que faz troça ou revela escárnio....


    chança | n. f.

    Ato ou dito engraçado e inofensivo....


    debique | n. m.

    Ato de debicar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "troce-se-lho" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho dúvidas quanto ao significado do termo "desalargar" dado pelo dicionário. Não sou nenhum especialista na língua portuguesa, mas penso que desalargar não significa "alargar, tornar mais largo". Para mim, faz mais sentido o oposto, até porque o prefixo deste verbo ("des-"), tanto quanto sei, nega o verbo alargar; ou estou enganado?


      Estava numa reunião onde surgiu uma tremenda dúvida sobre a palavra héptuplo. Existe essa palavra (como duplo, triplo, quádruplo... )? No site mostra a palavra séptuplo, mas acho que não é nesse sentido. Como eu diria então: O Brasil é penta e está próximo do hepta? ou O Brasil é penta e está próximo do septa?