Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

trapaçada

trapaçadatrapaçada | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

tra·pa·ça·da tra·pa·ça·da


nome feminino

1. Porção de trapos.

2. Farrapada.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Então como é que Trump (não o chamo de senhor que ele não sabe sequer o que é isso) decidiu resolver o problema dos massacres com armas nas escolas dos EUA? Dando armas aos professores. Sim, leram bem. A solução dele passar por colocar DELIBERADAMENTE armas com todos os professores. Porque nunca houve nenhum massacre iniciado…

Em nasnuvensdeumterceiroandar.blogs.sapo.pt

...que é tudo gente idónea e séria, fica de parte a hipótese de haver trapaçada ..

Em notasdealgibeira.blogs.sapo.pt

Não resiste a uma boa trapaçada !!

Em A suspeita do costume
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber o aumentativo de balão (de ar) e de bala (de chupar).
O uso expressivo do grau aumentativo gera por vezes formas pouco frequentes, nem sempre registadas nos principais dicionários de língua, o que não invalida a sua boa formação. Assim, os substantivos balão e bala podem formar os aumentativos balãozão e balazona, respectivamente, ainda que relativamente informais. É ainda possível gerar outros aumentativos, seguindo processos igualmente regulares da língua para esse efeito; por exemplo, bala pode formar o aumentativo masculino balão (tal como boca e cadeira formam os aumentativos bocão e cadeirão), mas, como esta forma é homónima do substantivo masculino balão (“invólucro que contém ar”), é ambígua e pode originar má interpretação. Alternativamente, pode também utilizar adjectivos que traduzam a ideia de grandeza, como, por exemplo, grande ou enorme: bala enorme, balão grande, etc.



Gostava de saber se as expressões "em relação" e " com relação" são sinónimos.
Segundo o Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves (Coimbra: Coimbra Editora, 1966), as locuções prepositivas em relação a e com relação a são sinónimas (ex.: Em relação a 2005, o volume de negócios aumentou; Os valores foram calculados com relação à magnitude). Pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet revelam que a locução com relação a é mais usada no português do Brasil. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa indica que a locução com relação a é considerada galicismo por alguns puristas, que sugerem a sua substituição por no tocante a, relativamente a, no que concerne a. No entanto esta assunção carece de fundamento linguístico, pois em francês a expressão equivalente é par rapport à, o que, por si só, não parece justificar tal substituição.
pub

Palavra do dia

ad·vo·ca·tó·ri·o ad·vo·ca·tó·ri·o


(latim advocatus, -a, -um, particípio passado de advoco, -are, advogar + -ório)
adjectivo
adjetivo

1. Que serve para advogar ou defender.

2. Relativo a advocacia (ex.: honorários advocatórios).


SinónimoSinônimo Geral: ADVOCATÍCIO

Confrontar: avocatório.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/trapa%C3%A7ada [consultado em 19-05-2022]