Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

top

toptop | n. m. | adj. 2 g. 2 núm.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

top |tópe|


(palavra inglesa que significa "topo, a parte mais alta")
nome masculino

1. Posição ou lugar cimeiro, numa classificação.

2. [Vestuário]   [Vestuário]   [Vestuário]  Peça de vestuário feminino, geralmente sem mangas, que cobre o tronco.

adjectivo de dois géneros e de dois números
adjetivo de dois géneros e de dois números

3. [Informal]   [Informal]  Que tem qualidades muito positivas (ex.: a ideia é muito top; as formadoras foram top).

Plural do substantivo: tops.Plural do nome: tops.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "top" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Dúvidas linguísticas


A palavra factibilidade existe?
A palavra factibilidade designa a qualidade daquilo que pode ser feito, do que é factível. Esta palavra segue as regras de boa formação no português, como a maioria das palavras que designam a qualidade de um adjectivo terminado em -vel, sendo nestes casos a palavra formada directamente a partir do latim ou a partir de uma forma alatinada do adjectivo (em que se substituiu o sufixo -vel por -bili-) seguida do sufixo -dade.



Na frase seguinte estou com uma dúvida: Pouco depois de saírem do cinema, Maria e Manuel apareceram no café onde tinham combinado com os amigos. A primeira frase pouco depois de saírem do cinema estará correcta? Não ficará melhor pouco depois de sair do cinema?
Nas orações temporais, como pouco depois de saírem do cinema, usa-se geralmente o infinitivo flexionado. Nos casos em que o sujeito da oração subordinada é o mesmo da oração subordinante, mas em que o mesmo não está expresso, como na frase que refere, pode também ser usado o infinitivo impessoal (pouco depois de sair do cinema, Maria e Manuel apareceram no café onde tinham combinado com os amigos). Ambas as hipóteses que menciona são então possíveis, apesar de ser mais frequente o uso do infinitivo flexionado neste tipo de orações temporais.

Se, no entanto, houver um sujeito expresso na oração subordinada temporal, é obrigatório o infinitivo flexionado (pouco depois de eles saírem do cinema, Maria e Manuel apareceram no café onde tinham combinado com os amigos; *pouco depois de eles sair do cinema, Maria e Manuel apareceram no café onde tinham combinado com os amigos; o asterisco indica agramaticalidade).

pub

Palavra do dia

pa·ta·ti·va pa·ta·ti·va


(origem duvidosa, talvez do tupi)
nome feminino

1. [Brasil]   [Brasil]  Designação dada a várias aves passeriformes da família dos emberezídeos, em especial do género Sporophila, de canto geralmente mavioso.

2. [Brasil, Figurado]   [Brasil, Figurado]  Indivíduo muito falador.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/top [consultado em 28-01-2023]