Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

tope

topetope | n. m.
1ª pess. sing. pres. conj. de topartopar
3ª pess. sing. imp. de topartopar
3ª pess. sing. pres. conj. de topartopar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

to·pe to·pe


(francês antigo top, cume, cimo)
nome masculino

1. Choque; embate; encontro de objectos.

2. Topo; alto; cimo; cume.

3. Obstáculo; laço de fita em chapéu, toucado, etc.

4. [Botânica]   [Botânica]  Planta amarilidácea.


to·par to·par

- ConjugarConjugar

(origem onomatopaica)
verbo transitivo e pronominal

1. Encontrar(-se); deparar(-se) (ex.: não conseguia topar o relógio; topou com alguns colegas no restaurante; topa-se muitas vezes com o vizinho nas escadas do prédio).

verbo transitivo

2. Dar com o pé em. = TROPEÇAR

3. Ir de encontro a. = CHOCAR, COLIDIR

4. [Informal]   [Informal]  Entender, compreender (ex.: ainda é uma criança mas já topa tudo).

5. [Jogos]   [Jogos]  No jogo, aceitar ou igualar (a aposta, o desafio, a parada).

6. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Ter simpatia por; gostar de (ex.: não topa a vizinha).

7. [Brasil: Nordeste]   [Brasil: Nordeste]  Perseguir, montado a cavalo (ex.: topar o touro bravio).

verbo transitivo e intransitivo

8. [Informal]   [Informal]  Aceitar, concordar (ex.: ela topou participar no programa de televisão; fizeram uma proposta mas ele não topou).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "tope" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Os europeus trocaram algumas provocações, mas acabaram sendo finalizados por um " Topé con Giro" de Wes Lee, com os campeões erguendo seus títulos em

Em www.wrestling-noticias.com

...mais atingidas da Índia, aconteceu depois que o tanque de gás vazou, disse Rajesh Tope , ministro da saúde de Maharashtra, estado onde a cidade está localizada..

Em Caderno B

Talvez tope participar de Scooby-Doo..

Em Caderno B

...Amazon decidiu reembolsarme os custos e non reclamar a devolución, co que ata que tope unha edición mellor (seguramente un libro dos oitenta no que falten algúns dos poemas)...

Em Trasalba

Respiração, olfacto, camisola d’amarelo-torrado no espaldar da cadeira, meias lavadas-passadas-enroladas na gaveta- tope da cómoda, manta laranja-salmão sob a manga amarelo-torrada, volume de histórias fantasmáticas sobre dicionário

Em daniel abrunheiro
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).

pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/tope [consultado em 27-10-2021]