PT
BR
Pesquisar
Definições



tomografia

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tomografiatomografia
( to·mo·gra·fi·a

to·mo·gra·fi·a

)
Imagem

RadiologiaRadiologia

Imagem obtida através desse processo.


nome feminino

1. [Radiologia] [Radiologia] Processo radiológico que permite obter uma imagem nítida de um só plano de corte de órgão, com apagamento dos outros planos.

2. [Radiologia] [Radiologia] Imagem obtida através desse processo.Imagem


tomografia axial computadorizada

[Radiologia] [Radiologia]  Técnica não invasiva de diagnóstico que, mediante o uso de equipamento de raios X, permite obter imagens dos órgãos internos e tecidos do organismo (sigla: TAC). [A fonte de raios X desloca-se à volta do corpo e a quantidade de radiação recebida pelos tecidos é transmitida ao computador que calcula as suas densidades radiológicas e reconstitui a sua imagem num ecrã catódico. Obtém-se assim a imagem de um corte de corpo, podendo ser fornecida uma vista de conjunto, graças a uma série de cortes. A exploração do crânio e do cérebro constituiu a primeira e mais importante aplicação da TAC, permitindo, para um mesmo corte, obter uma imagem óssea ou uma imagem puramente encefálica.]

tomografia por emissão de positrões

[Radiologia] [Radiologia]  Técnica de diagnóstico que, mediante a detecção de positrões emitidos por um radiofármaco administrado no organismo, permite obter imagens de determinadas secções de tecidos e órgãos do corpo (sigla: TEP).

etimologiaOrigem etimológica:grego tomé, -ês, corte, secção + -grafia.

iconeConfrontar: tonografia.
tomografiatomografia

Auxiliares de tradução

Traduzir "tomografia" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Estou procurando a palavra Zigue Zague ou Zig Zag, ou ainda, zigzag.
A forma correcta é ziguezague, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário de Língua Portuguesa On-Line.



Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.