PT
BR
Pesquisar
Definições



temperaturas

A forma temperaturasé [feminino plural de temperaturatemperatura].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
temperaturatemperatura
( tem·pe·ra·tu·ra

tem·pe·ra·tu·ra

)


nome feminino

1. Estado sensível do ar frio ou quente.

2. Grau de calor num corpo ou num lugar.

3. Estado patológico caracterizado por aumento do grau de calor do corpo (ex.: deve ficar vigilante se a criança tiver temperatura nos próximos dias). = FEBRE, PIREXIA

4. [Figurado] [Figurado] Manifestação de um estado ou de actividade (ex.: a temperatura política está amena).

5. [Física] [Física] Grandeza que dá uma indicação indirecta do conteúdo energético de um sistema (símbolo: T).

etimologiaOrigem etimológica:latim temperatura, -ae, composição ou constituição bem equilibrada, temperamento.

Auxiliares de tradução

Traduzir "temperaturas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Avó, bisavó e trisavó (para só referir o feminino) constam dos dicionários e empregam-se com frequência. Mas eu já tive de referir antepassados mais recuados e utilizei, respectivamente, tetravó, pentavó, hexavó, heptavó, octavó, nonavó, decavó, undecavó e dodecavó. Estará correcto? E se quisesse continuar, como deveria chamar à 13ª, 14ª e 15ª avó?
Com efeito, na denominação de antepassados directos, nomeadamente dos avós, os dicionários de língua portuguesa consultados não vão além de bisavô, trisavô e tetravô/tataravô. Todavia, com o desenvolvimento dos estudos em genealogia surgiu a necessidade de nomear parentes mais afastados, o que pode levar a uma formação erudita análoga, por exemplo, à dos sólidos geométricos, cuja designação é obtida a partir de prefixos gregos ou latinos que designam os numerais cardinais (ex.: pentaedro, hexaedro, heptaedro, etc.). Assim, para além de avó, bisavó (2ª), trisavó (3ª), tetravó/tataravó (4ª), seria possível obter pentavó (5ª), hexavó (6ª), heptavó (7ª), octavó (8ª), nonavó [ou eneavó] (9ª), decavó (10ª), hendecavó [ou undecavó] (11ª), dodecavó (12), tridecavó (13ª), tetradecavó (14ª), pentadecavó (15ª), hexadecavó (16ª), heptadecavó (17ª), octadecavó (18ª), eneadecavó [ou nonadecavó] (19ª), icosavó (20ª). Hipoteticamente, seria possível formar designações ainda mais recuadas como triacontavó (30ª), pentacontavó (50ª) ou heptacontavó (70ª).