Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

temperatura

temperaturatemperatura | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

tem·pe·ra·tu·ra tem·pe·ra·tu·ra


(latim temperatura, -ae, composição ou constituição bem equilibrada, temperamento)
nome feminino

1. Estado sensível do ar frio ou quente.

2. Grau de calor num corpo ou num lugar.

3. Estado patológico caracterizado por aumento do grau de calor do corpo (ex.: deve ficar vigilante se a criança tiver temperatura nos próximos dias). = FEBRE, PIREXIA

4. [Figurado]   [Figurado]  Manifestação de um estado ou de actividade (ex.: a temperatura política está amena).

5. [Física]   [Física]  Grandeza que dá uma indicação indirecta do conteúdo energético de um sistema (símbolo: T).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "temperatura" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...Amazon também disse que está construindo uma “infraestrutura robusta da cadeia de suprimentos com temperatura controlada” para preservar a qualidade dos produtos agrícolas e reduzir o desperdício de alimentos..

Em Caderno B

inclui um sensor de temperatura de alta precisão que deteta a temperatura da pele, um detetor de quedas, e...

Em www.appsdoandroid.com

A região de fronteira com o Uruguai, em particular, deve ter temperatura mais baixa durante as madrugadas de quarta e quinta com marcas de 3ºC a...

Em www.rafaelnemitz.com

Adicionalmente, prevê-se uma descida da temperatura máxima nos dias 13 e 14..

Em Gerotempo

A temperatura nos andares atingidos pelo impacto dos aviões chegou a 1..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Eu gostaria de saber se a palavra pró-atividade se escreve junto ou sem hífen e o significado da mesma.
Os dicionários de língua portuguesa não são unânimes em relação à grafia destas palavras, que alternam entre pró-actividade (pró-atividade, no português do Brasil) e proactividade (proatividade, no português do Brasil) e pró-activo (pró-ativo, no português do Brasil) e proactivo (proativo, no português do Brasil), uma vez que existem ambos os prefixos (pró- e pro-) com o sentido “a favor" ou "em defesa de”. O prefixo pró- separa-se sempre do elemento seguinte por hífen (ex.: pró-actividade, pró-americano, pró-ocidental, pró-socialista) e o prefixo pro- nunca se separa do elemento que se lhe segue (ex.: proactividade, procataléctico, procatártico), pelo que nenhuma das grafias pode ser considerada incorrecta, apesar de se notar uma tendência mais acentuada, nas obras lexicográficas, para o uso do prefixo pró-. O uso e registo das formas proactivo e proactividade podem também estar relacionados com o facto de o étimo mais próximo dessas palavras ser o inglês proactive.

Pró-actividade é um conceito utilizado frequentemente na área de gestão de empresas e designa a capacidade que alguém ou algo tem de fazer com que determinadas coisas aconteçam ou se desenvolvam.

É de referir que, pelo menos até à entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, as formas proactividade e pró-actividade são exclusivas do português europeu e as formas proatividade e pró-atividade são exclusivas do português do Brasil.




...para um dia ser de vossa utilidade. Gostaria de saber se na frase acima o emprego do pronome vossa é errado.
Se não analisarmos o contexto, não há nenhuma incorrecção no fragmento frásico que nos apresenta, pois o pronome pessoal vossa pode dizer respeito à segunda pessoa do plural (vós), inferindo-se que essa é a forma de tratamento utilizada (ex.: Aprendei [vós] esta lição, para um dia ser de vossa utilidade).

Deduzimos, no entanto, que a dúvida diz respeito à utilização do pronome de segunda pessoa vosso no contexto de um tratamento por vocês, que corresponde a uma terceira pessoa gramatical.

Esta utilização é muito comum e está a ser cada vez mais aceite, apesar de ser desaconselhada por alguns gramáticos, que aconselhariam o uso do pronome seu, sua no mesmo contexto (ex.: Aprendam [vocês] esta lição, para um dia ser de sua utilidade).

O Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa, por exemplo, apesar de registar no verbete vosso que este pronome é usado no tratamento por vós e no tratamento por vocês observa que "no uso mais purista da língua, aconselha-se seu, sua em vez de vosso, vossa para o tratamento por vocês".

pub

Palavra do dia

y·oun·gui·a·no y·oun·gui·a·no


(Young, antropónimo + -iano)
adjectivo
adjetivo

1. Relativo a Arthur Young (1741-1820), economista e agrónomo inglês, ou às suas doutrinas.

2. Relativo a Edward Young (1683-1765), poeta e filósofo inglês, ou à sua escola.

3. Relativo a Thomas Young (1773-1829), médico, físico e egiptólogo inglês, ou às suas teorias.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/temperatura [consultado em 26-09-2021]