PT
BR
Pesquisar
Definições



tanquezinhos

A forma tanquezinhosé [derivação masculino plural de tanquetanque].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tanque1tanque1
( tan·que

tan·que

)
Imagem

Reservatório para água.


nome masculino

1. Reservatório para água.Imagem

2. Chafariz.

3. Estrutura, geralmente dotada de cuba com escoamento e aba inclinada ondulada, destinada à lavagem manual de roupa.Imagem

4. Reservatório para líquidos.

5. [Náutica] [Náutica] Depósito das tinas de baldeação.

6. [Brasil] [Brasil] Açude.

7. [Agricultura] [Agricultura] Cada um dos canteiros do arrozal.

etimologiaOrigem etimológica:origem controversa, talvez de estanque.
tanque2tanque2
( tan·que

tan·que

)


nome masculino

1. [Militar] [Militar] Carro de assalto, blindado e armado.

2. [Figurado] [Figurado] Pessoa forte e robusta.

etimologiaOrigem etimológica:inglês tank, do português tanque.
tanquezinhostanquezinhos


Dúvidas linguísticas



Gostava de saber a evolução etimológica da palavra opinião.
Como poderá verificar no verbete opinião do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra deriva directamente do latim opinio, -onis, através do acusativo opinionem, como a maioria das palavras derivadas do latim, com queda da consoante nasal final (opinione).
Seguiu-se, de forma regular, a queda do -e átono do singular e consequente nasalização do -o- antes da consoante nasal (opinione > opinion > opiniõ), havendo ao longo do séc. XVI a transformação de em -ão no singular e a manutenção de -ões no plural (opiniones > opiniões).




Gostaria de saber qual a combinação linguística mais correcta no seguinte caso: Grandes Centros de Decisão ou Grandes Centros de Decisões.
A locução de base da dúvida colocada é centro de decisão, e é uma locução que já se encontra relativamente cristalizada na língua. Se quisermos pluralizar esta locução, pluralizaremos naturalmente em centros de decisão, pois trata-se de uma locução formada por um substantivo seguido da preposição de e de outro substantivo e nestes casos geralmente só flexiona o primeiro substantivo. Quando se antecede a locução de um adjectivo (grande, no caso), a flexão será idêntica: grande centro de decisão --> grandes centros de decisão. Esta explicação será mais clara se o exemplo for mais prosaico: se tivermos uma locução como casa de banho (ex.: o apartamento tem uma casa de banho) e a quisermos pluralizar, flexionaremos intuitivamente como casas de banho (ex.: o apartamento tem duas casas de banho).

O que foi dito anteriormente não invalida que se possa utilizar a locução centro de decisões, menos usual, mas também possível e sem nenhuma incorrecção. Poder-se-ia igualmente qualificar esta locução com um adjectivo (grande centro de decisões) e pluralizá-la (grandes centros de decisões).