PT
BR
Pesquisar
Definições



suporte-a

A forma suporte-apode ser [masculino singular de suportesuporte], [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de suportarsuportar], [terceira pessoa singular do imperativo de suportarsuportar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de suportarsuportar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
suportarsuportar
( su·por·tar

su·por·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Ter sobre si.

2. Aguentar.

3. Permitir; tolerar; sofrer.

4. Estar à prova de.

iconeConfrontar: suputar.
suportesuporte
( su·por·te

su·por·te

)


nome masculino

1. O que serve de sustentáculo a alguma coisa.

2. Apoio.


suporte atlético

Equipamento feito de material resistente, geralmente de forma triangular, que protege os órgãos genitais de praticantes de desportos ou de actividades em que há choques físicos violentos como nas artes marciais, no hóquei, no toureio, etc.

suporte-asuporte-a

Auxiliares de tradução

Traduzir "suporte-a" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Monitorar ou monitorizar?
Os verbos monitorar e monitorizar são formações correctas a partir do substantivo monitor, a que se junta o sufixo verbal -ar ou -izar, e têm o mesmo significado, pelo que são sinónimos. A opção por um ou por outro cabe ao utilizador; no entanto, os dicionários que seguem a norma europeia da língua portuguesa parecem preferir a forma monitorizar, pois é esta a única forma que aparece registada no Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto Editora, 2004) ou no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, 2001) e a edição portuguesa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002) remete monitorar para monitorizar. Os dicionários que seguem a norma brasileira da língua portuguesa remetem geralmente monitorizar para monitorar, como é o caso da edição brasileira do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Objetiva, 2001) ou do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Positivo, 2004).



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.