Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

sinequismo

sinequismosinequismo | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

si·ne·quis·mo si·ne·quis·mo


(grego sunekhismós, -oû, continuidade, sequência)
nome masculino

[Filosofia]   [Filosofia]  Doutrina filosófica de Charles Sanders Peirce (1839-1914), filósofo, linguista e matemático norte-americano, que defende a importância primordial da continuidade como ideia fundamental da filosofia.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Dúvidas linguísticas


A minha questão é sobre a palavra transgénico, relativamente à alteração genética de vegetais e plantas. Como se diz correctamente?
A dúvida parece recair sobre a pronúncia do -s- na primeira sílaba da palavra transgénico. Se as sílabas fossem lidas pausadamente, a sua transcrição corresponderia a trans [trãZ] - ['] - ni [ni] - co [ku], o que originaria uma repetição do som [Z] (este símbolo representa o som da letra j em já ou judo, mas é também o som correspondente à letra s quando esta precede uma consoante sonora, como o som [Z]): [trãZ'ZÈniku]. No entanto, como o nosso sistema articulatório tem dificuldade em pronunciar duas consoantes idênticas seguidas, elas são fundidas num só som: [trã'ZÈniku].




Usa-se "em cima" ou "encima"? "Encima" é apenas usado como verbo?
A grafia encima corresponde à flexão do verbo encimar, quer na terceira pessoa singular do presente do indicativo (ex.: a fotografia do antigo líder encima uma espécie de altar), quer na segunda pessoa singular do imperativo (ex.: por favor, encima este anúncio na página dos classificados). A grafia em cima corresponde à locução adverbial usada com o significado "na parte superior" ou "sobre" (ex.: as crianças dormem lá em cima; o encenador não esperava as críticas que lhe caíram em cima).
pub

Palavra do dia

qui·cha·ça qui·cha·ça


(alteração de cachaça)
nome feminino

[Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Acto ou estado de quem repete ou mantém uma afirmação, uma acção ou um comportamento, sem desistir ou aceitar recusa. = CASMURRICE, OBSTINAÇÃO, TEIMA, TEIMOSIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/sinequismo [consultado em 20-05-2022]