PT
BR
Pesquisar
Definições



significados

A forma significadospode ser [masculino plural de significadosignificado] ou [masculino plural particípio passado de significarsignificar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
significarsignificar
( sig·ni·fi·car

sig·ni·fi·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Ter a significação ou o sentido de, ser sinal de.

2. Denotar, notificar.

3. Declarar, comunicar.

4. Intimar.

etimologiaOrigem etimológica: latim significo, -are, mostrar com sinais, indicar, dar a entender, anunciar, declarar.
significadosignificado
( sig·ni·fi·ca·do

sig·ni·fi·ca·do

)


nome masculino

1. Significação; sentido; acepção.

2. Correspondência que um vocábulo de uma língua tem em outra.

etimologiaOrigem etimológica: latim significatus, -us, indício, sinal, sentido.
significadossignificados

Auxiliares de tradução

Traduzir "significados" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?
A expressão tá-se é actualmente muito usada em situações de registo oral bastante informal. Como tal, não surge registada nas obras de referência como dicionários ou gramáticas. No entanto, a forma correcta para reproduzir na escrita esta expressão deverá ser tá-se, pois trata-se da redução da expressão está-se, provavelmente também redução de está-se bem.



Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.