Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

significar

significarsignificar | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

sig·ni·fi·car sig·ni·fi·car

- ConjugarConjugar

(latim significo, -are, mostrar com sinais, indicar, dar a entender, anunciar, declarar)
verbo transitivo

1. Ter a significação ou o sentido de, ser sinal de.

2. Denotar, notificar.

3. Declarar, comunicar.

4. Intimar.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "significar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...que os times estão tendo para se adaptar a um regulamento bastante alterado pode significar que isso aconteça apenas em março, no último dos dois testes de pré-temporada..

Em Caderno B

Logo, o ato de olhar para o dono nesse momento poderia ser significar algo como “ei, me dá cobertura!!

Em Fonte do Lavra

...ao facto do atleta, ou atletas, preferenciais, obrigarem a um significativo esforço financeiro, pode significar o adiar do reforço da defesa para o final desta época..

Em Fora-de-jogo

Tudo para evitar a maioria absoluta do PS que poderia significar uma votação desastrosa para ambos..

Em Devaneios a Oriente

longe de significar que recebeu terrenos oferecidos ou pagos por valor simbólico..

Em Depois Falamos
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se a palavra meta informação leva hífen ou não, dado que meta termina em vogal e informação começa igualmente por vogal.
A palavra metainformação deverá ser escrita sem hífen e sem espaço entre os elementos que a compõem. O novo Acordo Ortográfico não altera a grafia desta palavra.

Com o Acordo de 1990, há, no entanto, uma alteração ortográfica que afecta este elemento meta-.
Segundo a interpretação do Acordo de 1945 de Rebelo Gonçalves, que é uma referência incontornável para a lexicografia portuguesa, este elemento prefixal não deve ser seguido de hífen em nenhuma circunstância (ex.: metacromatismo, metassíncrise).
Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, na Base XVI, o prefixo meta- deverá ser seguido de hífen apenas se a palavra seguinte começar pela mesma vogal em que termina, isto é, por a (ex.: meta-análise), ou por h (ex.: meta-história).




Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.

pub

Palavra do dia

pro·pri·a·gem pro·pri·a·gem


(redução de apropriagem)
nome feminino

1. [Chapelaria]   [Chapelaria]  Trabalho de acabamento do chapéu, depois da preparação do feltro ou da tintura. = APROPRIAGEM

2. [Chapelaria]   [Chapelaria]  Oficina onde se preparam chapéus.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/significar [consultado em 27-01-2022]