PT
BR
Pesquisar
Definições



serpentina

A forma serpentinapode ser [feminino singular de serpentinoserpentino] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
serpentinaserpentina
( ser·pen·ti·na

ser·pen·ti·na

)


nome feminino

1. Candelabro com braços tortuosos para duas ou mais velas.

2. Vela de três lumes que se acende no Sábado de Aleluia.

3. Tubo em espiral do alambique.

4. Antiga peça de artilharia.

5. Trepadeira amazónica.

6. Tira de papel de cor enrolada que se atira em folguedos carnavalescos.

serpentinoserpentino
( ser·pen·ti·no

ser·pen·ti·no

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo ou semelhante a serpente (ex.: movimento serpentino).

2. Que tem curvas ou ondas, como a forma de serpente (ex.: estrada serpentina; grutas serpentinas). = SINUOSO, TORTUOSO

3. Que tem veios sinuosos (ex.: mármore serpentino). = SERPENTINOSO


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

4. [Artes plásticas] [Artes plásticas] Relativo a ou estilo representativo, típico do Maneirismo, em que a figura humana é disposta com várias torções para a esquerda e para a direita, conferindo-lhe maior dinamismo. = SERPENTEADO

etimologiaOrigem etimológica:latim serpentinus, -a, -um.
serpentinaserpentina

Auxiliares de tradução

Traduzir "serpentina" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a divisão silábica de obstáculo?
A divisão silábica para translineação da palavra obstáculo deverá ser obs.tá.cu.lo.

A divisão silábica para translineação está regulada para o português europeu pela base XLVIII do Acordo Ortográfico de 1945 ou pela base XXI do Acordo Ortográfico de 1990.

Segundo o texto legal, nas sequências com mais de duas consoantes, se houver um grupo indivisível (isto é, as sequências bl, cl, dl, gl, pl, tl; br, cr, dr, gr, pr, tr; ch, fl, vl; fr, vr; nh, lh), a divisão faz-se com esse grupo em início de sílaba, ficando a(s) consoante(s) restante(s) ligada(s) à sílaba anterior (ex.: a.col.cho.ar, angs.tröm, cam.brai.a, cir.cuns.cri.ção, cons.tran.ge.dor, des.bra.var, des.fral.dar, des.plu.mar, des.pri.mor, ec.tlip.se, em.ble.ma, es.gri.mir, hi.po.con.dri.a, in.clu.ir, in.gle.sar, ins.cre.ver, in.tri.gar, trans.gre.dir). Nestas mesmas sequências com mais de duas consoantes, se não houver grupos indivisíveis, a divisão faz-se sempre antes da última consoante (ex.: abs.ten.ção, an.tárc.ti.co, disp.nei.a, felds.pa.to, in.ters.te.lar, lamb.da.cis.mo, sols.ti.ci.al, tungs.té.ni.o).




Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.