Significado de sentasse-se-tos

    A forma sentasse-se-tospode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de sentarsentar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de sentarsentar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    sentarsentar
    ( sen·tar

    sen·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo, intransitivo e pronominal

    1. Pôr ou pôr-se num assento; apoiar as nádegas num assento. = ASSENTAR

    verbo transitivo e pronominal

    2. [Figurado] [Figurado] Colocar ou colocar-se em determinado lugar. = ESTABELECER, FIXAR, INSTALAR

    verbo transitivo

    3. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Desferir golpe ou pancada com violência (ex.: não falta vontade de sentar um tapa naquela cara). = APLICAR, ASSENTAR

    etimologiaOrigem:latim *sedentare, de sedeo, -ere, estar sentado, ter assento.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "sentasse-se-tos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    aterrado | adj.

    Que se aterrou ou assustou....


    atordoado | adj.

    Que perdeu os sentidos, em resultado de pancadas, quedas ou comoção....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "sentasse-se-tos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Numa leitura encontrei os termos filofascista e filofascismo. Qual é o seu significado?


      A utilização de aspas dentro de aspas é correta, como quando, por exemplo, se realça uma palavra dentro de uma citação, ou se cita algo dentro de outra citação? Exemplo: "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei" (palavras realçadas). Um deles está bem perto, que é o do art. 42, § 1.º" (fim de citação). Outras dúvidas relacionadas: O que fazer quando a palavra realçada for a última da citação, fazendo com que as aspas de uma e outra coincidam? Utilizam-se uma ou duas aspas no final da frase? Exemplo: "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei". ou "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei"". As aspas vêm antes ou depois do ponto final numa citação? Exemplo: "Eu adoro chocolate". ou "Eu adoro chocolate."