PT
BR
Pesquisar
Definições



semi-esferas

A forma semi-esferasé [feminino plural de esferaesfera].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
esferaesfera
|é| |é|
( es·fe·ra

es·fe·ra

)
Imagem

esfera armilar

AstronomiaAstronomia 

Antigo instrumento astronómico que representa o planeta Terra no centro de um conjunto de anéis que representam os principais círculos da esfera celeste.


nome feminino

1. [Geometria] [Geometria] Sólido redondo cujos pontos superficiais estão equidistantes do centro.

2. Corpo esférico ou quase esférico. = BOLA, GLOBO, ORBE

3. Representação geográfica da Terra. = ESFERA TERRESTRE, GLOBO

4. Cada uma das camadas constituintes do planeta Terra.

5. Órbita de um astro.

6. [Figurado] [Figurado] Céu.

7. Redondeza.

8. Estado, condição.

9. Extensão ou área de poder, autoridade, influência, talento, saber, etc. = CAMPO, DOMÍNIO

10. Raio de acção ou de intervênção. = ALÇADA, COMPETÊNCIA, FORO

11. [Armamento] [Armamento] Antiga pequena peça de artilharia.

12. [Mecânica] [Mecânica] Cada uma das peças metálicas redondas no interior dos rolamentos. (Mais usado no plural.)

13. [Numismática] [Numismática] Moeda de ouro portuguesa do tempo de D. Manuel I.


esfera armilar

[Astronomia] [Astronomia]  Antigo instrumento astronómico que representa o planeta Terra no centro de um conjunto de anéis que representam os principais círculos da esfera celeste.Imagem

esfera celeste

Representação do céu astronómico, centrado no observador, em cujos círculos estão situados corpos celestes.

esfera terrestre

Representação geográfica da Terra. = GLOBO

etimologiaOrigem etimológica:grego sfaîra, -as, bola, globo.

semi-esferassemi-esferas


Dúvidas linguísticas



Colibri diz-se: Culibri? ou Colibri (com o som do -o- aberto)? Li que a sílaba acentuada é a última? Sendo aguda, que som tem a sílaba Co-? E porquê, ou seja qual é a regra para a pronunciação desta palavra?
Na questão colocada, está em causa a qualidade da vogal de uma sílaba átona, e não a sua acentuação (a palavra é sempre acentuada na última sílaba: colibri).

A letra o pode corresponder ao som [o], como em avô ou dor, ao som [ɔ], como em avó ou corda, ou ao som [u], como em comida ou carro.

No português europeu, como regra geral (com muitas excepções), as vogais que não pertencem a uma sílaba tónica são elevadas. Por exemplo, no caso da vogal o das palavras corda e cordão, o som [ɔ] (vogal mais baixa) da palavra corda (com acento tónico em cor) passa a pronunciar-se [u] (vogal mais alta) em cordão pois a sílaba tónica passou a ser a última cordão. Esta regra geral pode aplicar-se a colibri (como a sílaba tónica é bri, a sílaba co- pode pronunciar-se [ku]), mas no caso desta palavra, há informação lexical, isto é, relativa à própria palavra e não às regras mais gerais da língua, que faz com que, por motivos etimológicos ou outros, a maioria dos falantes pronuncie [kɔ]libri. Esta é então também a pronúncia registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia da Ciências/Verbo e, posteriormente, no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora.




Gostava de saber a evolução etimológica da palavra opinião.
Como poderá verificar no verbete opinião do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra deriva directamente do latim opinio, -onis, através do acusativo opinionem, como a maioria das palavras derivadas do latim, com queda da consoante nasal final (opinione).
Seguiu-se, de forma regular, a queda do -e átono do singular e consequente nasalização do -o- antes da consoante nasal (opinione > opinion > opiniõ), havendo ao longo do séc. XVI a transformação de em -ão no singular e a manutenção de -ões no plural (opiniones > opiniões).