PT
BR
Pesquisar
Definições



esfera

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
esferaesfera
|é| |é|
( es·fe·ra

es·fe·ra

)
Imagem

esfera armilar

AstronomiaAstronomia 

Antigo instrumento astronómico que representa o planeta Terra no centro de um conjunto de anéis que representam os principais círculos da esfera celeste.


nome feminino

1. [Geometria] [Geometria] Sólido redondo cujos pontos superficiais estão equidistantes do centro.

2. Corpo esférico ou quase esférico. = BOLA, GLOBO, ORBE

3. Representação geográfica da Terra. = ESFERA TERRESTRE, GLOBO

4. Cada uma das camadas constituintes do planeta Terra.

5. Órbita de um astro.

6. [Figurado] [Figurado] Céu.

7. Redondeza.

8. Estado, condição.

9. Extensão ou área de poder, autoridade, influência, talento, saber, etc. = CAMPO, DOMÍNIO

10. Raio de acção ou de intervênção. = ALÇADA, COMPETÊNCIA, FORO

11. [Armamento] [Armamento] Antiga pequena peça de artilharia.

12. [Mecânica] [Mecânica] Cada uma das peças metálicas redondas no interior dos rolamentos. (Mais usado no plural.)

13. [Numismática] [Numismática] Moeda de ouro portuguesa do tempo de D. Manuel I.


esfera armilar

[Astronomia] [Astronomia]  Antigo instrumento astronómico que representa o planeta Terra no centro de um conjunto de anéis que representam os principais círculos da esfera celeste.Imagem

esfera celeste

Representação do céu astronómico, centrado no observador, em cujos círculos estão situados corpos celestes.

esfera terrestre

Representação geográfica da Terra. = GLOBO

etimologiaOrigem etimológica: grego sfaîra, -as, bola, globo.
esferaesfera

Auxiliares de tradução

Traduzir "esfera" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Ouve-se em certos telejornais expressões como a cujo ou em cujo; contudo gostaria de saber se gramaticalmente a palavra cujo pode ser antecedida de preposição.
O uso do pronome relativo cujo, equivalente à expressão do qual, pode ser antecedido de preposição em contextos que o justifiquem, nomeadamente quando a regência de alguma palavra ou locução a tal obrigue. Nas frases abaixo podemos verificar que o pronome está correctamente empregue antecedido de várias preposições (e não apenas a ou em) seleccionadas por determinadas palavras (nos exemplos de 1 e 2) ou na construção de adjuntos adverbiais (nos exemplos de 3 e 4):

1) O aluno faltou a alguns exames. O aluno reprovou nas disciplinas a cujo exame faltou. (=O aluno reprovou nas disciplinas ao exame das quais faltou);
2) Não haverá recurso da decisão. Os casos serão julgados pelo tribunal, de cuja decisão não haverá recurso. (=Os casos serão julgados pelo tribunal, dadecisão do qual não haverá recurso);
4) Houve danos em algumas casas. Os moradores em cujas casas houve danos foram indemnizados. (=Os moradores nas casas dos quais houve danos foram indemnizados);
5) Exige-se grande responsabilidade para o exercício desta profissão. Esta é uma profissão para cujo exercício se exige grande responsabilidade. (=Esta é uma profissão para o exercício da qual se exige grande responsabilidade).




Quando se estuda a nomenclatura das substâncias químicas orgânicas, usam-se os prefixos et-, met-, prop- e but- para definir ou restringir certas características de tais substâncias. De onde vieram esses prefixos? Seriam latinos? Quais seriam os significados originais ou literais deles?
Os elementos de composição prefixais que refere resultam de reduções de palavras, normalmente de origem grega, mas frequentemente com influência latina.

But- é redução de butírico, que por sua vez deriva do grego boúturon, "manteiga", através do latim butyrum, como outras palavras que contêm o elemento butir-. Et- é redução de éter, que tem origem no grego aithêr "céu", pelo latim aether. Met- é redução de metilo, que tem origem no grego méthu, “vinho” e em húle,”madeira”. Em relação a prop-, trata-se de uma redução de propiónico, derivado do grego pró, "diante de", "antes" e de píon "gordo".