PT
BR
Pesquisar
Definições



selectora

A forma selectoraé [feminino singular de selectorseletorseletor].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
selectorseletorseletor
|ètô| |ètô| |ètô|
( se·lec·tor se·le·tor

se·le·tor

)


nome masculino

1. Comutador ou dispositivo que permite escolher um órgão, um percurso, uma gama ou um canal de frequências, etc., entre um certo número de possibilidades: Selector de programas.

2. Pedal que acciona a mudança de velocidade numa motocicleta ou certos velomotores.

sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: seletor.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: selector.
grafiaGrafia no Brasil:seletor.
grafiaGrafia em Portugal:selector.
selectoraselectora

Auxiliares de tradução

Traduzir "selectora" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



A frase Oh mãe, venha cá depressa! está incorrecta?
Como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a interjeição oh é usada para exprimir alegria, espanto, dor, repugnância ou para reforçar outro tipo de sentimento, pelo que, na frase que refere, o uso dessa interjeição não é adequado. Nestes casos, deverá ser usado o determinante apelativo ó, que antecede geralmente substantivos, pronomes pessoais ou possessivos e funciona com valor de vocativo, pois introduz interpelações ou chamamentos. Assim, a frase correcta será: Ó mãe, venha cá depressa!



Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos, como em antecedência, anuência, dormência, intercorrência, regência ou sobrevivência, por exemplo.