PT
BR
Pesquisar
Definições



pré-selector

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pré-selectorpré-seletorpré-seletor
|ètô| |ètô| |ètô|
( pré·-se·lec·tor pré·-se·le·tor

pré·-se·le·tor

)


nome masculino

Dispositivo que prepara com antecipação as condições necessárias a uma mudança de velocidades.

vistoPlural: pré-seletores.
iconPlural: pré-selectores.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: pré-seletor.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: pré-selector.
grafiaGrafia no Brasil:pré-seletor.
grafiaGrafia em Portugal:pré-selector.

Auxiliares de tradução

Traduzir "pré-selector" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas


Morfologicamente, como classificamos a expressão "cerca de"?
A expressão cerca de é composta pelo (pouco usado) advérbio cerca seguido da preposição de, sequência (advérbio + preposição) que, segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 541) faz dela uma locução prepositiva, isto é, uma locução que tem a função de uma preposição. Esta locução é assim classificada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, um dos raros dicionários que classificam as locuções; no entanto, em alguns contextos, esta locução tem um comportamento que a aproxima mais de um advérbio do que de uma preposição (ex.: esperei cerca de 30 minutos = esperei aproximadamente 30 minutos), pelo que nestes casos, deveria ser considerada uma locução adverbial.



Em um texto que estou a estudar surge a palavra "onomatúrgica", no entanto não consigo achar o seu significado nem no vosso site nem em nenhum dicionário. Gostaria de saber o seu significado.
O adjectivo onomatúrgico não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição. No entanto, o seu uso não pode ser condenado, porquanto está correctamente formado; deriva da palavra grega onomatourgós, que significa “que cria palavras ou dá nomes às coisas” e que deu também origem ao português onomaturgo (termo que, de igual modo, não se encontra averbado em nenhum dicionário de língua portuguesa). Os termos onomaturgo e onomatúrgico são sinónimos enquanto adjectivos, com o mesmo sentido do étimo grego (ex.: trabalho onomaturgo = trabalho onomatúrgico), mas onomaturgo pode ainda ser usado como substantivo, com o significado “aquele que cria palavras ou dá nomes às coisas” (ex.: para aquele filósofo, Deus é um onomaturgo).