PT
BR
Pesquisar
Definições



segundas

A forma segundaspode ser [feminino plural de segundasegunda] ou [feminino plural de segundosegundo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
segundosegundo
( se·gun·do

se·gun·do

)


adjectivo numeral e nome masculinoadjetivo numeral e nome masculino

1. Que ou o que está logo depois do primeiro.

2. Que, numa série de dois, ocupa o último lugar.

3. Secundário; indirecto; outro; novo.

4. [Figurado] [Figurado] Rival; semelhante; comparável.


nome masculino

5. Aquele que está em segundo lugar.

6. [Física, Metrologia] [Física, Metrologia] Unidade de medida de tempo do Sistema Internacional (símbolo: s) equivalente à duração de 9 192 631 770 períodos da radiação correspondente à transição entre os dois níveis do estado fundamental do átomo de césio 133; sexagésima parte do minuto.

7. [Informal] [Informal] Período de tempo muito curto (ex.: espere um segundo, por favor).

8. [Geometria] [Geometria] Unidade de medida de ângulo plano (símbolo: '') equivalente a 1/60 de minuto ou a 1/3600 do grau.


advérbio

9. Em segundo lugar.


preposição

10. Indica conformidade ou concordância com algo ou alguém (ex.: segundo as informações que recebemos, vai haver troca de ministros). = CONFORME, CONSOANTE, DE ACORDO COM


conjunção

11. Introduz uma comparação, indicando que algo é feito ou acontece do mesmo modo que outra coisa (ex.: correu tudo segundo o planeado). = COMO, CONFORME

etimologiaOrigem etimológica:latim secundus, -a, -um, seguinte, propício, favorável, segundo, que vem depois do primeiro.

segundasegunda
( se·gun·da

se·gun·da

)


nome feminino

1. Classe ou categoria que não é a de melhor qualidade (ex.: viajar em segunda).

2. [Música] [Música] Intervalo de um tom ou de dois semitons.

3. [Tipografia] [Tipografia] Prova de uma folha já corrigida.

4. O mesmo que segunda-feira.


fazer a segunda

Acompanhar cantando ou tocando.

de segunda

Que não é da melhor qualidade (ex.: material de segunda).

etimologiaOrigem etimológica:feminino de segundo.

segundassegundas

Auxiliares de tradução

Traduzir "segundas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Desde sempre usei a expressão quando muito para exprimir uma dúvida razoável ou uma cedência como em: Quando muito, espero por ti até às 4 e 15. De há uns tempos para cá, tenho ouvido E LIDO quanto muito usado para exprimir o mesmo. Qual deles está certo?
No que diz respeito ao registo lexicográfico de quando muito ou de quanto muito, dos dicionários de língua que habitualmente registam locuções, todos eles registam apenas quando muito, com o significado de “no máximo” ou “se tanto”, nomeadamente o Grande Dicionário da Língua Portuguesa (coordenado por José Pedro Machado, Lisboa: Amigos do Livro Editores, 1981), o Dicionário Houaiss (Lisboa: Círculo de Leitores, 2002) e o Dicionário Aurélio (Curitiba: Positivo, 2004). A única excepção é o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências (Lisboa: Verbo, 2001), que regista como equivalentes as locuções adverbiais quando muito e quanto muito. Do ponto de vista lógico e semântico, e atendendo às definições e distribuições de quando e quanto, a locução quando muito é a que parece mais justificável, pois uma frase como quando muito, espero por ti até às 4 e 15 seria parafraseável por espero por ti até às 4 e 15, quando isso já for muito ou demasiado. Do ponto de vista estatístico, as pesquisas em corpora e em motores de busca evidenciam que, apesar de a locução quanto muito ser bastante usada, a sua frequência é muito inferior à da locução quando muito. Pelos motivos acima referidos, será aconselhável utilizar quando muito em detrimento de quanto muito.