PT
BR
Pesquisar
Definições



sarrabulhos

A forma sarrabulhosé [masculino plural de sarrabulhosarrabulho].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sarrabulhosarrabulho
( sar·ra·bu·lho

sar·ra·bu·lho

)


nome masculino

1. Sangue coagulado de porco (ex.: arroz de sarrabulho).

2. [Culinária] [Culinária] Prato típico minhoto, feito com esse sangue, miúdos de porco e condimentos (ex.: sarrabulho limiano). = SARRABULHADA

3. [Regionalismo] [Regionalismo] Matança dos porcos nas aldeias e actos decorrentes.

4. [Informal, Figurado] [Informal, Figurado] Grande confusão ou desordem (ex.: mas que sarrabulho é este?). = BALBÚRDIA, BARAFUNDA, REBULIÇO

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.


Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se o correto é às vezes ou as vezes. O as é com crase ou sem?
Sem um contexto específico não é possível determinar qual a expressão correcta. Se pretender utilizar uma locução que indica "em algumas ocasiões", deverá utilizar às vezes, expressão sinónima de por vezes ou algumas vezes (ex.: às vezes, perco a paciência). Se pretender referir apenas "os momentos, as ocasiões", deverá utilizar a expressão as vezes (ex.: são poucas as vezes em que perco a paciência).



Qual das duas palavras está correta: apresseime ou apressei-me?
A forma correcta deverá ser apressei-me, pois corresponde à forma da primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo apressar (apressei), seguida do pronome pessoal átono da primeira pessoa do singular (me).

Poderá facilmente esclarecer esta e muitas outras dúvidas utilizando a versão gratuita on-line do corrector do FLiP, disponível em https://www.flip.pt/.