PT
BR
Pesquisar
Definições



sarrabulho

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sarrabulhosarrabulho
( sar·ra·bu·lho

sar·ra·bu·lho

)


nome masculino

1. Sangue coagulado de porco (ex.: arroz de sarrabulho).

2. [Culinária] [Culinária] Prato típico minhoto, feito com esse sangue, miúdos de porco e condimentos (ex.: sarrabulho limiano). = SARRABULHADA

3. [Regionalismo] [Regionalismo] Matança dos porcos nas aldeias e actos decorrentes.

4. [Informal, Figurado] [Informal, Figurado] Grande confusão ou desordem (ex.: mas que sarrabulho é este?). = BALBÚRDIA, BARAFUNDA, REBULIÇO

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.


Dúvidas linguísticas



Qual o plural de refrão?
Como pode verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra refrão forma os plurais irregulares refrães ou refrãos.




Gostaria de saber qual a diferença entre os sons vozeados e os sons não vozeados da língua portuguesa.
Os sons vozeados ou sonoros são sons produzidos com vibração das cordas vocais. No português, são vozeadas todas as vogais e as consoantes [b] como em boi, [d] como em dar, [g] como em gato, [v] como em ovo, [z] como em zero, [[] como em cujo, [r] como em caro, [R] como em carro, [l] como em pala, [Y] como em ilha, [m] como em comer, [n] como em nada e [V] como em lenha.

Os sons não vozeados ou surdos são sons produzidos sem vibração das cordas vocais. No português, são não vozeadas as consoantes [p] como em pôr, [t] como em ter, [k] como em cão, [f] como em fava, [s] como em circo e [1] como em duche.

Para mais exemplos, ver também Classificação das consoantes e Classificação das vogais na Gramática da Língua Portuguesa On-Line.