PT
BR
Pesquisar
Definições



sanguinha

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sanguinhasanguinha
( san·gui·nha

san·gui·nha

)


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] Sanguinária.

2. [Portugal: Minho] [Portugal: Minho] Variedade de chouriço de sangue.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas


Em um texto que estou a estudar surge a palavra "onomatúrgica", no entanto não consigo achar o seu significado nem no vosso site nem em nenhum dicionário. Gostaria de saber o seu significado.
O adjectivo onomatúrgico não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição. No entanto, o seu uso não pode ser condenado, porquanto está correctamente formado; deriva da palavra grega onomatourgós, que significa “que cria palavras ou dá nomes às coisas” e que deu também origem ao português onomaturgo (termo que, de igual modo, não se encontra averbado em nenhum dicionário de língua portuguesa). Os termos onomaturgo e onomatúrgico são sinónimos enquanto adjectivos, com o mesmo sentido do étimo grego (ex.: trabalho onomaturgo = trabalho onomatúrgico), mas onomaturgo pode ainda ser usado como substantivo, com o significado “aquele que cria palavras ou dá nomes às coisas” (ex.: para aquele filósofo, Deus é um onomaturgo).



Escreve-se p'la ou pl'a quando se quer abreviar pela?
O apóstrofo pode ser usado para indicar a supressão de letras, pelo que, a ser colocado, deverá sê-lo no local onde estas são suprimidas (no caso de pela, p'la). É de referir que, no entanto, este uso do apóstrofo não está previsto em nenhuma das bases do Acordo Ortográfico de 1945 nem do Acordo Ortográfico de 1990, pelo que deverá ser evitado.